Marcos Roberto, substituto de Marcola no PCC, é capturado com documento falso na Bolívia
Conhecido como 'Tuta', ele foi detido em centro comercial de Santa Cruz de la Sierra e pode ser extraditado ao Brasil
Por Plox
17/05/2025 08h39 - Atualizado há cerca de 22 horas
Marcos Roberto de Almeida, conhecido como 'Tuta', apontado como possível substituto de Marcola no comando do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso nesta sexta-feira (16) em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ele foi encontrado pelas autoridades bolivianas enquanto circulava por um centro comercial e utilizava um documento de identidade falso com o nome de Maycon Gonçalves da Silva.

A operação contou com a atuação da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC) da Bolívia, em cooperação com a Polícia Federal brasileira. De acordo com a PF, Marcos Roberto estava foragido e é investigado por envolvimento em um esquema internacional de lavagem de dinheiro, ligado a uma organização criminosa. As investigações preliminares indicam que ele é um dos principais articuladores da facção fora do país.
Apesar de as autoridades bolivianas ainda não confirmarem oficialmente o nome do detido, fontes do G1 asseguram que se trata de 'Tuta', considerado peça-chave na estrutura de comando do PCC após a transferência de Marcola para um presídio federal. A prisão de Marcos Roberto foi vista como um desdobramento importante nas investigações contra o crime organizado.
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) já havia apontado que ele teria assumido a chefia da facção criminosa. No Brasil, Tuta possui duas ordens de prisão em aberto e já foi condenado em primeira instância a 12 anos e seis meses por organização criminosa. Ele também responde a outro processo por lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Segundo a Polícia Federal, o homem permanece sob custódia na Bolívia, enquanto aguarda a confirmação definitiva de sua identidade e os trâmites legais que podem levar à sua expulsão ou extradição para o território brasileiro.