México também suspende importação de frango do Brasil após surto de gripe aviária
Medida segue decisão de outros países e ocorre após confirmação de caso da doença em granja comercial brasileira
Por Plox
17/05/2025 18h31 - Atualizado há 1 dia
O governo do México anunciou neste sábado (17) a suspensão temporária da importação de carne de frango proveniente do Brasil. A decisão foi comunicada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural mexicano e segue a confirmação de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial brasileira.

A medida do México repete ações semelhantes adotadas por outros países como a Argentina, Chile, Uruguai e também pela União Europeia. Todos esses destinos comerciais interromperam as compras após a divulgação oficial da ocorrência do vírus em território brasileiro. Essa reação segue os protocolos internacionais firmados com o Brasil, que exigem a suspensão imediata de exportações em caso de detecção de doenças como a influenza aviária.
Enquanto isso, em Minas Gerais, o governo estadual decidiu tomar uma atitude preventiva. Um total de 450 toneladas de ovos fecundados, que chegaram recentemente à região Centro-Oeste do estado, será descartado. O anúncio foi feito após uma reunião emergencial entre representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Segundo nota oficial do governo mineiro, os ovos descartados vieram de uma granja na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul — local onde o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a presença do vírus da IAAP na última quinta-feira (15).
Apesar do cenário de alerta, o consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, conforme esclareceu o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. $&&$“Se por um acaso algum animal estivesse contaminado, ao passar por um processo de cozimento, é eliminado o vírus. Por isso, é completamente seguro o consumo humano da carne de frango e também os ovos”$, afirmou o ministro em entrevista à CNN Brasil.
Fávaro, no entanto, reforçou a orientação de evitar o consumo de alimentos crus. “Não é recomendado e não pode consumir carne de frango e ovos cru, até por outras doenças, como por exemplo, salmonela”, alertou ele.
Com nove estados brasileiros já em estado de emergência sanitária por conta da gripe aviária, o cenário segue sendo monitorado de perto pelas autoridades federais e estaduais. A situação exige atenção e rápida mobilização para evitar o avanço da doença entre as aves comerciais e preservar a segurança alimentar no país.