Ministro elogia prisão de líder do PCC e defende PEC da Segurança

Jorge Messias destaca atuação da PF e afirma que proposta vai fortalecer combate ao crime organizado com mais integração

Por Plox

17/05/2025 11h43 - Atualizado há 3 dias

O advogado-geral da União, Jorge Messias, usou as redes sociais neste sábado (17) para parabenizar a Polícia Federal (PF) pela prisão de Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, apontado pelo Ministério Público como o substituto de Marcola na liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC).


Imagem Foto: Daniel Estevão/Ascom AGU

Na publicação feita em seu perfil no X (antigo Twitter), Messias destacou a atuação conjunta da PF com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob o comando do presidente Lula. Segundo ele, trata-se de um esforço baseado em inteligência e compromisso no enfrentamento ao crime organizado: “A Polícia Federal está fazendo um excelente trabalho. Estamos combatendo com firmeza o crime organizado”.



Aproveitando a ocasião, o ministro também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que está em tramitação na Câmara dos Deputados desde abril. A medida, considerada uma das prioridades do governo federal neste ano, propõe a criação de um sistema unificado de informações sobre a criminalidade e permite que o governo federal estabeleça diretrizes para alinhar ações de segurança entre estados e municípios.



Jorge Messias afirmou que, com a aprovação da PEC, será possível alcançar uma coordenação mais eficaz e uma integração ainda maior de dados entre os entes federativos. A proposta é relatada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), que faz oposição ao governo.


A prisão de Tuta representa um avanço significativo nas investigações e ações contra o crime organizado no país, reforçando a importância da integração entre as instituições de segurança pública.


Destaques