Exigência de aulas práticas para conduzir ciclomotores é suspensa por um ano

17/06/2019 15:54

Era estabelecido que o aluno tivesse 20 horas de aulas práticas, no mínimo, antes desta resolução

Publicidade

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada hoje, 17 de junho, prevê que no período de um ano, quem pretende tirar a autorização para dirigir ciclomotores (ACC) poderá fazer provas práticas e teórica sem precisar de aulas anteriores. A medida trata dos veículos conhecidos como ‘cinquentinhas’ e valem a partir de setembro deste ano, conforme documento publicado no Diário Oficial da União.

Cinquentinha

Medida trata dos veículos conhecidos como ‘cinquentinhas’- Foto: Divulgação/Imagem Ilustrativa

Se a pessoa não conseguir passar na prova prática, ela deverá ser aprovada nas teóricas. Um trecho do documento publicado diz: “Para obtenção da ACC, os candidatos poderão abster-se de realizar as aulas teóricas e práticas, efetuando apenas as respectivas provas, durante o período de 12 (doze) meses, improrrogável, contado da entrada em vigor desta Resolução”.

O candidato poderá usar o próprio veículo ou o apresentar na autoescola para fazer as aulas. De toda maneira, ele deve ter no máximo 50 cilindradas e ser enquadrado como ciclomotor. Era estabelecido que o aluno tivesse 20 horas de aulas práticas, no mínimo, antes desta resolução. Agora, a quantidade de aulas práticas será somente de cinco horas, sendo uma delas à noite. 

Atualização 17h33
 



Publicidade