Brasil

veículos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Exigência de aulas práticas para conduzir ciclomotores é suspensa por um ano

    Era estabelecido que o aluno tivesse 20 horas de aulas práticas, no mínimo, antes desta resolução

    Por Plox

    17/06/2019 15h54 - Atualizado há mais de 4 anos

    Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada hoje, 17 de junho, prevê que no período de um ano, quem pretende tirar a autorização para dirigir ciclomotores (ACC) poderá fazer provas práticas e teórica sem precisar de aulas anteriores. A medida trata dos veículos conhecidos como ‘cinquentinhas’ e valem a partir de setembro deste ano, conforme documento publicado no Diário Oficial da União.

    Cinquentinha

    Medida trata dos veículos conhecidos como ‘cinquentinhas’- Foto: Divulgação/Imagem Ilustrativa

    Se a pessoa não conseguir passar na prova prática, ela deverá ser aprovada nas teóricas. Um trecho do documento publicado diz: “Para obtenção da ACC, os candidatos poderão abster-se de realizar as aulas teóricas e práticas, efetuando apenas as respectivas provas, durante o período de 12 (doze) meses, improrrogável, contado da entrada em vigor desta Resolução”.

    O candidato poderá usar o próprio veículo ou o apresentar na autoescola para fazer as aulas. De toda maneira, ele deve ter no máximo 50 cilindradas e ser enquadrado como ciclomotor. Era estabelecido que o aluno tivesse 20 horas de aulas práticas, no mínimo, antes desta resolução. Agora, a quantidade de aulas práticas será somente de cinco horas, sendo uma delas à noite. 

    Atualização 17h33
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]