Novo laser consegue destruir células cancerígenas e tem potencial para inibir metástases

Nos Estados Unidos, Cientistas da Universidade do Arkansas, desenvolveram um protótipo para destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea

Por Plox

17/06/2019 07h12 - Atualizado há quase 5 anos

Foi criado um novo laser que consegue destruir células cancerígenas e tem potencial de inibir metástases, que são a principal causa de mortes pela doença.

Nos Estados Unidos, Cientistas da Universidade do Arkansas, desenvolveram um protótipo para destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea. Foi publicada na revista Sciense a nova técnica para tratamento do melanoma, o câncer de pele.

Vladimir Zharov, líder da pesquisa, ao IEEE Spectrum, disse que “Em um paciente, nós destruímos 96% das células cancerígenas”, e afirmou que “esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”.

(Foto: reprodução /Universidade de Arkansas)

(Foto: reprodução /Universidade de Arkansas)

A notícia é animadora, sendo que a disseminação de tumores para outras regiões do organismo é a principal causa de mortes por câncer.

Segundo as informações dadas na revista, o procedimento é totalmente não-invasivo, feito do lado de fora do corpo do paciente. Conforme os pesquisadores envolvidos no estudo, ao apontar o laser nessas células tumorais, elas acabam absorvendo muito mais energia de calor do que as células normais, fazendo com que se expandam e colapsem, ou seja: morram.

O laser é uma das tecnologias no desenvolvimento de terapias contra o câncer. Além da Universidade do Arkansas, instituições similares realizam trabalhos que buscam aumentar a eficiência da técnica para que possa ser utilizada em larga escalada nos tratamentos futuros.

Atualizado 8h52.

Destaques