Ligações inoportunas de telemarketing podem ser proibidas

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende “pôr ordem” nessa situação

Por Plox

17/06/2019 12h39 - Atualizado há quase 5 anos

Após inúmeras reclamações, os brasileiros poderão ficar livres do aborrecimento de ser incomodado com ligações telefônicas de telemarketing.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende “pôr ordem” nessa situação.

As empresas de telefonia irão manter uma lista de usuários de linhas telefônicas que não querem receber essas ligações. 

A medida quer proteger o dono da linha para que não seja incomodado por ligações oferecendo produtos e serviços. Até mesmo as operadoras de telefonia terão de respeitar essa decisão dos usuários.

“A lista de ‘não perturbe’ foi um dos mecanismos apresentados pelas teles à Anatel e, durante o processo de acompanhamento do compromisso assumido por elas, a agência entendeu que era necessário garantir, desde já, a implementação dessa ferramenta de bloqueio, sem prejuízo das outras ações apresentadas pelas empresas”, informou a agência.

O mecânico Josias dos Reis, 29 anos, conversou com o PLOX e disse que tem sofrido muitos prejuízos com essas ligações e que chega a receber até 15 chamadas de telemarketing por dia.

Mecânico

Foto: arquivo pessoal


“Eu até já bloqueei muitos números. Mas eles mudam de número. Antigamente o DDD era de São Paulo, agora tem da nossa região também.  Às vezes, eu estou debaixo de um carro, com a mão suja de graxa e paro o que estou fazendo. Quando atendo, são empresas querendo me vender algumas coisa. E tem muitos robôs que faz essas ligações também, de forma automática”, disse.

Mas mesmo com a criação da lei para proteger os usuários, há o receio de que a medida não seja respeitada.
No estado de São Paulo, o Procon-SP já tem um cadastro para o bloqueio dessas chamadas. 
Mas, mesmo assim, muitas empresas ignoram essa lista. As próprias operadoras de telefonia costumam incomodar seus clientes. 

TIM, Vivo, NET estão entre as que mais fazem essas ligações indesejadas de telemarketing. O Procon-SP já aplicou R$ 12,9 milhões em multas, somente neste ano.

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