Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Mina de Gongo Soco em Barão de Cocais tem maior movimentação nesse domingo

    Os bombeiros afirmam que a tendência é de que o talude continue escorregando de forma "lenta e desagregada" para o fundo da cava

    Por Plox

    17/06/2019 08h05 - Atualizado há quase 5 anos

    Neste domingo (16), a movimentação do talude da mina de Gongo Soco, da empresa Vale, Em Barão de Cocais, (MG), chegou a 56 centímetros por dia, sendo a mais elevada até agora, conforme o relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros.

    Apesar do aumento expressivo na movimentação da estrutura, os bombeiros afirmam que a tendência é de que o talude continue escorregando de forma "lenta e desagregada" para o fundo da cava. 

    Pelas autoridades, este é o cenário considerado ideal. Em outro cenário o talude teria uma queda expressiva de uma parte em uma só vez, o que poderia provocar um abalo sísmico com intensidade suficiente para afetar a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 quilômetro da mina.

    (Foto: reprodução/Google Maps)

    (Foto: reprodução/Google Maps)

    Este é o cenário considerado ideal, no caso, pelas autoridades. O outro seria a queda de uma vez só de uma parte expressiva do talude, o que poderia provocar um abalo sísmico com intensidade suficiente para afetar a barragem Sul Superior, da mineradora, que fica a 1,5 quilômetro da mina.

    Realizando obras na cidade de Barão de Cocais para diminuir o impacto da chegada da lama nas cidades, a Vale não se posicionou sobre o aumento na velocidade da movimentação do talude da mina de Gongo Soco.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]