“Números epidemiológicos de Ipatinga não permitem reabertura total do comércio”, diz Nardyello
Por Plox
17/06/2020 11h14 - Atualizado há cerca de 4 anos
A partir desta sexta-feira (19), os setores do comércio de Ipatinga considerados não essenciais e que atendiam apenas em sistema de delivery poderão voltar a funcionar, mas somente em três dias na semana e respeitando protocolos sanitários de prevenção contra o coronavírus. Na semana que vem, o atendimento ao público se restringirá à segunda, quarta e sexta-feira, com horário de 8h às 18h. Na terça e quinta-feira, a opção de vendas é apenas em delivery.
Veja o vídeo:
A deliberação foi tomada no fim da tarde desta terça-feira (16), pelo Comitê Gestor de Crise, em encontro na sala de reuniões do Executivo para avaliar a situação da pandemia no município e região. A decisão de alternar os dias de funcionamento dos segmentos que vinham se mantendo fechados nos últimos dias é uma medida paliativa para amenizar os impactos na economia local, sem, contudo, desconsiderar a gravidade do quadro da doença.
“Ainda não temos o conforto de retomar o comércio de forma geral. Os atuais números epidemiológicos, com alto nível de ocupação dos leitos de UTI, não nos permitem ser mais condescendentes. Essa decisão representa a busca do equilíbrio entre as saúdes física e financeira. Sabemos o que os comerciantes estão passando, compreendemos as dificuldades, mas temos que ponderar e acompanhar semanalmente os números”, disse o prefeito durante a reunião.
Foto: Marcelo Augusto / Plox
Números
O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (16) mostra que 912 pessoas já foram contaminadas pela Covid-19 na cidade, sendo que deste total 21 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. Os números de infectados em ascensão estão relacionados também com o aumento das testagens, sendo que também as grandes empresas realizam exames em seus funcionários como medida preventiva. O principal gargalo, no entanto, são os leitos de UTI Covid SUS, que já apresentam 100% de taxa de ocupação. Apesar disso, o avanço de casos positivos de Covid-19 na cidade apresenta índice em declínio, saindo de 1,37% na semana passada para 1,05% nesta semana. A medição é feita de domingo a sábado, conforme orientação do Ministério da Saúde.
“Graças a Deus ainda não houve casos de desassistência, mas se não tivermos um cuidado especial podemos chegar a este extremo. Então, é uma situação que muito nos preocupa. Nós tivemos também uma queda nos números de internação de casos confirmados, para 1,17%. São índices que não nos fazem pensar que o problema esteja resolvido, mas não deixam de ser percentuais importantes nas tomadas de decisão”, frisou o prefeito.