Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

"A luta silenciosa contra a incontinência: o medo e a vergonha dificultam diagnóstico e tratamento"

A incontinência traz consigo um forte peso emocional para os pacientes, sendo o medo, depressão e ansiedade apenas alguns dos efeitos colaterais que muitos acabam enfrentando.

17/06/2023 às 12:43 por Redação Plox

A incontinência, uma condição que pode afetar qualquer pessoa em qualquer fase da vida, independente do gênero, está subdiagnosticada em aproximadamente 90% dos casos. Esta é a informação que a Medtronic, empresa tecnológica de saúde, veio a público esclarecer. Esta patologia, que pode ser tanto urinária como fecal, impacta a vida de 420 milhões de pessoas globalmente.

 

 

A batalha silenciosa

O medo e a vergonha impedem que a maioria dos portadores de incontinência procure auxílio médico, o que resulta em um subdiagnóstico. A incontinência traz consigo um forte peso emocional para os pacientes, sendo o medo, depressão e ansiedade apenas alguns dos efeitos colaterais que muitos acabam enfrentando. De acordo com estimativas, cerca de 40% dos pacientes sofrem de distúrbios psiquiátricos ou problemas de saúde mental.

Ricardo Pereira e Silva, urologista do Hospital Santa Maria, no Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, salienta a importância do diagnóstico e tratamento adequados. Segundo o profissional, "a incontinência é uma patologia com um elevado impacto na vida dos doentes", e o estigma social que envolve essa condição acaba por silenciar muitos deles, o que dificulta a identificação e tratamento da doença.

Alívio para a "mochila mais pesada"

Com o objetivo de derrubar o estigma associado à incontinência e incentivar os pacientes a buscar especialistas, a Medtronic, em parceria com o Movimento Pela Continência e Disfunção Pélvica, iniciou a campanha de conscientização 'A Mochila Mais Pesada'. Joana Oliveira, presidente do movimento, ilustra a batalha diária desses pacientes: "Quando uma pessoa é diagnosticada com incontinência, a sua vida muda por completo. Muitos de nós, que vivemos com esta doença, carregamos uma mochila cheia de medos, vergonha e inseguranças".

A campanha busca não só oferecer informações e opções de tratamento aos pacientes, mas também conscientizar a sociedade sobre a necessidade de maior empatia e sensibilidade para com aqueles que convivem com essa condição.

Apelo contra o preconceito

Embora a incontinência fecal seja frequentemente associada às mulheres ou aos idosos, ela pode afetar qualquer indivíduo, independentemente do gênero ou da idade. Portanto, o Movimento Pela Continência e Disfunção Pélvica faz um apelo para que as pessoas evitem estigmatizar quem vive com esta condição de saúde.

É fundamental que a população reconheça e respeite a luta desses indivíduos, além de contribuir para a disseminação de informação correta e empática sobre a doença, ajudando assim a quebrar barreiras do preconceito.

Importância do diagnóstico e tratamento

A busca por auxílio médico é crucial para o controle da incontinência. Apesar do medo e vergonha que muitos sentem, a busca por ajuda profissional pode resultar em uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. O Dr. Ricardo Pereira e Silva reforça esse ponto ao destacar a variedade de opções terapêuticas disponíveis atualmente.

Ele também ressalta que a incontinência, embora seja uma patologia "invisível", tem um impacto considerável na sociedade. O médico reforça que o diagnóstico e tratamento da incontinência são fundamentais para aliviar o sofrimento dos pacientes e mitigar o impacto na sociedade.

Conclusão

A campanha 'A Mochila Mais Pesada' é um importante passo em direção à sensibilização sobre a incontinência, uma patologia que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e ainda é pouco falada. A quebra do estigma e a conscientização da população são passos fundamentais para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para todos aqueles que sofrem com essa condição. E cabe a todos nós contribuir para aliviar o peso da "mochila" que esses pacientes carregam diariamente.

Compartilhar a notícia

para você
volei
ESPORTES

Minas rescinde contrato de Maurício Souza após declarações polêmicas

A rescisão veio um dia após o clube decidir afastar o atleta por tempo indeterminado

Ipatinga terá radares e fiscalização de avanço nos semáforos
GERAL

Ipatinga terá radares e fiscalização de avanço nos semáforos

Após aumento expressivo nos acidentes, prefeitura inicia contratação de empresa para fiscalização eletrônica e anuncia pacote de modernização da mobilidade urbana

bombeiros
LAZER

Prefeitura de Capitólio reabre cânions do Lago de Furnas

Local estava interditado após desabamento que matou dez pessoas

Governo libera renegociação de dívidas do Fies para contratos desde 2018
EDUCAçãO

Governo libera renegociação de dívidas do Fies para contratos desde 2018

Estudantes com atrasos superiores a 90 dias poderão negociar débitos com descontos e parcelamento facilitado