EUA: Maryland vai anular 175 mil condenações por consumo de maconha
Decreto do governador Wes Moore beneficiará cerca de 100 mil pessoas, corrigindo injustiças históricas
Por Plox
17/06/2024 10h04 - Atualizado há 9 meses
O governador de Maryland, Wes Moore, anunciou que o estado irá anular 175 mil condenações por consumo de maconha, em um esforço para "retificar um grande número de erros históricos". Moore, que é o primeiro governador negro do estado, fará a assinatura de um decreto de anistia nesta segunda-feira (17).

A medida beneficiará quase 100 mil pessoas que foram condenadas por porte ou consumo de maconha, permitindo que estas tenham suas fichas limpas. O governador destacou que muitas dessas pessoas, predominantemente de minorias étnicas, enfrentam dificuldades para conseguir emprego, acesso à educação ou moradia devido a essas antigas condenações.
Maryland, com quase seis milhões de habitantes, legalizou o uso recreativo e a venda de maconha no varejo após um referendo em 2023. Moore descreveu a anistia como a "ação executiva de maior alcance e agressividade" no país para combater desigualdades na justiça criminal, enquanto mais estados flexibilizam suas leis sobre a maconha.
O procurador-geral de Maryland, Anthony Brown, afirmou que os indultos serão concedidos a qualquer pessoa condenada por contravenção relacionada ao porte de maconha. Dados da União Americana pelas Liberdades Civis indicam que os negros têm três vezes mais probabilidade que os brancos de serem detidos por posse de maconha.