Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Problema técnico interrompe voo do maior avião de passageiros do mundo em SP
Clarão registrado durante decolagem do Airbus A380 da Emirates leva ao cancelamento do voo EK-262 de São Paulo para Dubai. Companhia aérea reacomoda passageiros em outros voos
17/06/2024 às 14:26por Redação Plox
17/06/2024 às 14:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um problema técnico interrompeu o voo EK-262 da Emirates, que seguia do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Dubai, na madrugada de sábado (15). A falha ocorreu poucos minutos após a decolagem do Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um clarão, semelhante a uma explosão, registrado pela câmera externa da aeronave. O vídeo, exibido nas telas de bordo dos passageiros, viralizou no domingo (16).
A companhia aérea confirmou a ocorrência dos problemas técnicos, mas não detalhou a natureza da falha. Em comunicado, a Emirates informou: "O voo da Emirates EK262 de São Paulo para Dubai no dia 15 de junho foi cancelado devido a problemas técnicos. Os passageiros afetados foram reacomodados em voos subsequentes disponíveis. A Emirates pede desculpas pelo transtorno causado. A segurança de nossos passageiros e tripulação é de extrema importância."
O canal do YouTube "Golf Oscar Romeo", que transmite voos ao vivo no Aeroporto de Guarulhos, captou o momento da decolagem. Nas imagens, é possível ouvir os pilotos comunicando à torre de controle a necessidade de retornar ao portão de embarque devido a um "estol de motor".
O mecânico de aviação e youtuber Lito Sousa explicou em suas redes sociais que o problema se tratou de um "estol de compressor", uma falha que interrompe o fluxo de ar no motor, podendo danificá-lo. Sousa comentou: "Dependendo do momento em que ocorre o estol de compressor, o motor vai ter que ser substituído, o que complica fazer isso no Brasil porque são 14 horas e meia de distância da base principal deles [Emirates]."
Apesar da falha, Sousa tranquilizou os passageiros: "Se você tem medo de voar, primeiro não acredite em explosões ou incêndios em motor nesses casos. E mesmo que o problema acontecesse depois da decolagem, o avião retornaria sem problemas para São Paulo."
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está avaliando o caso, mas a apuração será conduzida pela própria companhia aérea.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.