Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Após pedido da defesa, Moraes ordena ao Google que revele autor de minuta de golpe

STF quer identificar quem publicou documento semelhante ao achado na casa de Anderson Torres; perícia também foi solicitada

17/06/2025 às 17:41 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a uma solicitação apresentada pela defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A medida obriga o Google a fornecer informações sobre quem tornou pública, na internet, uma minuta de golpe de Estado.


Imagem Foto:magem de arquivo/Divulgação/Nelson Jr./SCO/STF

De acordo com as investigações, esse conteúdo seria semelhante ao documento que a Polícia Federal encontrou durante uma operação de busca e apreensão realizada na casa de Torres, em Brasília, no mês de janeiro de 2023. A intenção é verificar se se trata do mesmo material que teria sido debatido em reuniões conduzidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro após a derrota nas eleições de 2022.


Na decisão, Moraes afirmou que as diligências solicitadas têm relação com a instrução processual em curso. Ele destacou que as minutas descritas na acusação foram objeto de questionamentos tanto por testemunhas quanto pelos próprios réus, o que reforça a relevância do requerimento.


Os advogados de Anderson Torres também pediram uma perícia no material divulgado na internet. O objetivo é comprovar que o conteúdo da minuta encontrada na residência do ex-ministro e disponível online não guarda semelhanças com outros documentos apontados como antidemocráticos no decorrer da instrução do processo.


Atualmente, Anderson Torres é réu na investigação que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A Polícia Federal considera que ele integrava o "núcleo crucial" do plano supostamente elaborado, que inclui ainda o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros seis aliados.


No mesmo despacho, Alexandre de Moraes autorizou a realização de uma acareação entre Torres e o general Marco Antônio Freire Gomes, que comandava o Exército à época. O encontro está marcado para ocorrer na próxima terça-feira, na sede do STF, em Brasília.


Essa medida foi tomada logo após o término do prazo para que as defesas dos réus envolvidos no processo sobre a suposta trama golpista apresentassem novos pedidos de diligências. Essa é considerada a penúltima fase antes do julgamento da ação.


Todos os oito integrantes do núcleo investigado já foram ouvidos pelo ministro Moraes, relator do processo na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. O colegiado é composto, além de Moraes, pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.


A investigação agora avança para os momentos finais, com novas diligências podendo ajudar a esclarecer os responsáveis e a veracidade do material discutido.


Compartilhar a notícia

Veja também
Lula barra criação de 18 novas vagas na Câmara dos Deputados
POLíTICA

Lula barra criação de 18 novas vagas na Câmara dos Deputados

Proposta aprovada no Congresso previa aumento no número de parlamentares federais já nas eleições de 2026, mas foi vetada por Lula por violar normas fiscais

POLíTICA

Desconfiados, eleitores dizem “espertalhões se lançam querendo dinheiro fácil e poder na política”

Ceticismo e percepção de oportunismo podem revelar população mais atenta nas urnas

  Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasi
POLíTICA

Lula marca presença em Minas Gerais para inauguração de fábrica de fertilizantes

Visita ao Triângulo Mineiro Reflete Compromisso com o Agronegócio e Redução de Importações

Governo suspende descontos do INSS em aposentadorias após descoberta de fraude bilionária
POLíTICA

Governo suspende descontos do INSS em aposentadorias após descoberta de fraude bilionária

Descontos serão interrompidos em maio e valores devolvidos aos aposentados em junho; retomada só após reestruturação do sistema