Nova regra reduz velocidade máxima em toda a Via Expressa de BH

A partir desta terça-feira (17), limite de velocidade passa a ser de 60km/h em todo o trecho da avenida Presidente Juscelino Kubitschek

Por Plox

17/06/2025 08h44 - Atualizado há 16 dias

A partir desta terça-feira, 17 de junho, toda a extensão da avenida Presidente Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Via Expressa, em Belo Horizonte, passa a operar com novo limite de velocidade: 60km/h.


Imagem Foto: Reprodução


Até então, alguns trechos da via, principalmente entre o bairro Coração Eucarístico e a divisa com o município de Contagem, permitiam a circulação de veículos a até 80km/h. A alteração, anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na última quinta-feira (12), tem como principal objetivo a redução da gravidade dos acidentes registrados na região.



De acordo com dados apurados pelo jornal O TEMPO, a Via Expressa figura como a 20ª via com maior número de ocorrências de acidentes na Grande BH. Em resposta, a PBH vai reforçar a sinalização com a instalação de 20 novas placas informativas e a colocação de faixas ao longo da avenida alertando os motoristas sobre a mudança. Essas faixas já estavam visíveis na segunda-feira, véspera da vigência da nova norma.



Além disso, os equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade já estão sendo ajustados para o novo limite. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) coordena a implementação das alterações.


Segundo o especialista em trânsito Alysson Coimbra, que é diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (AMMETRA), a redução do limite é uma iniciativa eficaz para preservar vidas. Ele afirma que a velocidade é um dos fatores mais determinantes no agravamento das lesões provocadas por acidentes e defende políticas públicas que controlem rigorosamente esse aspecto.


Coimbra ressaltou ainda que a fluidez do tráfego não será comprometida pela medida, desde que os motoristas se programem e adotem uma direção consciente. \"É um equívoco acreditar que correr nos faz chegar mais rápido. Na realidade, o excesso de velocidade apenas nos aproxima de situações indesejadas, como uma emergência médica\", declarou.


Destaques