Copom encerra reunião nesta quarta (17) com expectativa de novo corte de 0,25 ponto na Selic

Levantamento da Reuters com 45 economistas indica que a taxa pode cair de 14,50% para 14,25% ao ano, enquanto a inflação segue pressionando e o mercado busca sinais no comunicado do Banco Central.

17/06/2026 às 10:55 por Redação Plox

O Comitê de Política Monetária (Copom) encerra nesta quarta-feira (17) a reunião que definirá a nova taxa básica de juros do país. A expectativa predominante é de redução de 0,25 ponto percentual, o que levaria a Selic dos atuais 14,50% para 14,25% ao ano.

Marcello Casal

Marcello Casal

Foto: JrAgência Brasil

Levantamento da Reuters com 45 economistas mostrou que 41 esperam o terceiro corte consecutivo de 0,25 ponto. O ciclo de flexibilização começou em março, quando a taxa caiu de 15% para 14,75%, e teve continuidade em abril, com nova redução para 14,50%.

Inflação reduz espaço para queda dos juros

Apesar da expectativa de corte, a aceleração dos preços aumentou a cautela em torno das próximas decisões. O IPCA avançou 0,58% em maio e acumulou alta de 4,72% em 12 meses, acima do teto de 4,50% do intervalo de tolerância da meta de inflação, cujo centro é de 3%.

As projeções do mercado também pioraram. O boletim Focus mais recente elevou a estimativa de inflação de 2026 para 5,30%. Para 2027, a previsão subiu para 4,10%, enquanto a projeção para 2028 chegou a 3,68%. A mediana para a Selic no fim deste ano passou a 13,75%.

Comunicado pode sinalizar pausa

Além do resultado desta quarta-feira, investidores acompanharão o tom do comunicado divulgado pelo Banco Central. Analistas avaliam que a combinação de inflação pressionada, atividade econômica resistente, expansão do crédito, incertezas fiscais e tensões internacionais pode limitar novas reduções.

A Selic serve de referência para empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Uma eventual queda tende a reduzir gradualmente o custo do crédito, mas o repasse ao consumidor depende de outros fatores, como inadimplência, risco das operações e margem cobrada pelas instituições.

A decisão será anunciada ao fim da reunião do Copom. O próximo encontro do comitê está previsto para os dias 4 e 5 de agosto, quando o Banco Central voltará a avaliar a trajetória da inflação e os efeitos das medidas adotadas sobre a economia.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a