Câmara de Ipatinga será fechada após 41 servidores testarem positivo para Covid-19
De acordo com o presidente da Casa Jadson Heleno, apenas 33 infectados apontaram capacidade de transmissão
Por Plox
17/07/2020 17h56 - Atualizado há mais de 4 anos
A Câmara dos Vereadores de Ipatinga-MG anunciou o fechamento da Casa pelo período de 7 dias após 41 servidores testarem positivo para o novo coronavírus. Foram feitos 252 exames, destes, 41 testaram positivo. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, o vereador Jadson Heleno, em uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (17).
Apesar dos 41 testes positivos, o vereador disse que de acordo com os testes realizados por profissionais da Prefeitura Municipal de Ipatinga, apenas 33 apontaram capacidade de transmissão. Os outros 8 servidores testados deram positivo no teste de “IgG”, que são os anticorpos que surgem em fases posteriores de uma infecção, e não possui capacidade de transmitir o vírus.
Foto: Lúcio Antônio/PLOX
“Dentre eles [41 positivos], oito foram positivos do IgG, isso quer dizer que a pessoa já teve o vírus, ele não transmite e ele possui imunidade. Então nós temos um número verdadeiro de 33, das 252 pessoas testadas, o que equivale em torno de 13% do número de testados”, afirmou o Jadson Heleno.
Ainda de acordo com o presidente da Câmara, após a testagem, a mesa diretora decidiu pelo fechamento da Casa pelo período de 7 dias, conforme orientado pelo laudo elaborado pelos profissionais especializados do Executivo. O fechamento da Casa ocorrerá entre os dias 20 e 26 de julho.
Foto: Lúcio Antônio/PLOX
Depois do dia 26, os servidores que testaram positivo serão submetidos a testes de PCR/Pesquisa em Antígeno. A Câmara também vai providenciar exames imunológicos por sangue total (testagem rápida por IGM/IGG), periodicamente, a todos os seus servidores.
Também a partir do dia 26 de julho, o Centro de Atenção ao Cidadão funcionará por meio de telefone, atendendo nos seguintes números: (31) 3829-1230; 3829-1246; 3829-1222. E também pelo whatsapp: (31) 98478-2562; 98479-1172.
De acordo com Jadson, o período de fechamento será de 7, e não de 14 dias, devido ao afastamento dos demais servidores. Ainda de acordo com o vereador, o período de fechamento poderá ser estendido caso haja necessidade.
Jadson frisou que a sanitização da Casa é feita diariamente. “A sanitização é feita diariamente e, prova disso, é que nenhum servidor da limpeza testou positivo”.
Jadson disse que todos os servidores que testaram positivos, estavam assintomáticos. “Lembrando que todos são assintomáticos. Não tínhamos nenhum servidor que estava com sintomas”.
O presidente afirmou ainda que dois servidores da segurança, que testaram positivo, trabalharam apenas no dia, para suprir a falta de outros dois servidores, que não puderam ir trabalhar.
“E da segurança, apena dois servidores, que vieram justamente no dia para suprir dois servidores que faltaram. Então não são funcionários da empresa, vieram como suporte. Esses dois seguranças foram os únicos dois, ou seja, eles não fazem parte do quadro de funcionários da Câmara Municipal de Ipatinga”, disse Jadson.
Medidas adotadas
Jadson Heleno afirmou que desde o mês de março a Câmara tem adotado todas as medidas possíveis para proteger os servidores e também o público que frequenta a Câmara. “Desde que se começou a discutir a pandemia no município de Ipatinga, a Câmara foi a primeira instituição a tomar medidas efetivas no enfrentamento ao coronavírus. No início do mês de março, a Mesa Diretora determinou que todas as pessoas que fossem entrar prédio, ou utilizar qualquer serviço do Legislativo, deveriam obrigatoriamente usar máscaras. Isso foi antes de haver qualquer decreto municipal ou estadual exigindo o uso de máscaras”.
No início do mês de março, também foram implantadas barreiras sanitárias na entrada do prédio da Câmara. Eram fornecidas máscaras para aquelas pessoas que não possuíam, a temperatura corporal era medida pela vigilância e as pessoas passavam por uma desinfecção das mãos com álcool em gel. Em maio, foi instalada uma pia, com sabonete, na parte externa do prédio para a população em geral fazer a higienização das mãos.