Minas Gerais tem 2 mil vagas gratuitas para curso que ajuda jovem a conquistar o primeiro emprego

As vagas são para quem já concluiu ou está terminando o Ensino Médio na rede pública

Por Plox

17/07/2023 10h16 - Atualizado há 11 meses

Os jovens da rede pública de ensino de todo o estado de Minas Gerais já podem se inscrever no processo seletivo do Instituto PROA, são 2 mil vagas exclusivas para jovens, de 17 a 22 anos, formados ou que estão se formando esse ano no Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.

O processo seletivo está aberto até o dia 4 de setembro. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil e, se for aprovado, o jovem segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. São 7h30 de aulas por semana, em m  Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quartas.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 7 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Será a segunda turma do PROA em Minas Gerais. A primeira turma iniciou o curso no primeiro semestre deste ano.

“Minha experiência na Plataforma PROA está sendo melhor do que eu imaginei, estou me conhecendo mais, descobrindo coisas que nem passavam pela minha cabeça, trabalhando muito na minha autoconfiança  e disciplina. Tenho certeza de que será uma experiência muito importante para a minha formação profissional.”, afirma Laura Catalunha, aluna da primeira turma da Plataforma PROA em Minas Gerais.

Dados do Estado

Pesquisa realizada pelo IBGE, no 2º trimestre de 2022, aponta que a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado de Minas Gerais era de 16%, quase o triplo em comparação com adultos.

“Estamos em Minas Gerais com o objetivo de criar oportunidades de emprego para os jovens. Sabemos o quanto esse público sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. O PROA tem justamente essa missão, que é capacitar e oferecer profissionais capacitados e prontos para o mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Serviço – Plataforma PROA

Processo seletivo para a Plataforma PROA: até 4 de setembro de 2023

Início das aulas: 11 de setembro de 2023

Inscrições através do site: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/

Requisitos: 

- Ter entre 17 e 22 anos;

- Morar no estado de Minas Gerais

- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Vagas para o todo o estado de Minas Gerais: 2 mil

Destaques