Desenvolvimento do novo Smart Fortwo elétrico é confirmado

CEO da Smart revela planos para substituto do icônico subcompacto e busca por parceiros para viabilizar o projeto

Por Plox

17/07/2024 15h43 - Atualizado há 6 meses

O CEO da Smart na Europa, Dirk Adelmann, confirmou que a marca está trabalhando em uma nova plataforma para o substituto do Smart Fortwo, o emblemático carro urbano elétrico de dois lugares. Esta informação foi revelada em entrevista ao Automotive News Europe, onde Adelmann detalhou o projeto que utilizará a Electric Compact Architecture (ECA).

Foto: Smart/Divulgação

Desafios de produção

O principal desafio para a produção do novo Fortwo, assim como de outros pequenos carros elétricos, é o custo. Embora a parceria entre Mercedes-Benz e a chinesa Geely tenha desenvolvido a nova plataforma, ainda são necessárias colaborações adicionais para compartilhar os custos e viabilizar o projeto.

Histórico no Brasil

No Brasil, a Smart, subsidiária da Mercedes-Benz, atuou de 2009 a 2015, oferecendo o modelo Fortwo. Na Europa, a produção do Fortwo, que já era 100% elétrico, foi encerrada em 2023.

Desenvolvimento da nova plataforma

“Dois meses atrás, começamos a trabalhar em uma nova plataforma dedicada para sustentar um futuro carro urbano Smart de dois lugares, mas precisamos de parceiros para tornar seu caso de negócios viável”, explicou Adelmann. A Smart já avaliou plataformas dentro do grupo que pudessem ser reduzidas para 2,70 a 2,80 m, mantendo um design premium e altos padrões de segurança. Conversas com outros fabricantes, incluindo a Renault, não resultaram em acordos concretos.

Busca por parcerias

Para minimizar os custos, a Smart já avaliou plataformas dentro do grupo que pudessem ser reduzidas para 2,70 a 2,80 m, mantendo um design premium e altos padrões de segurança. Conversas com outros fabricantes, incluindo a Renault, não resultaram em acordos concretos.

Expectativas e demandas

Adelmann destacou que há uma demanda por um veículo que combine as dimensões compactas e a manobrabilidade do antigo Fortwo com tecnologia elétrica e conectividade de ponta. “Queremos manter a classificação de quatro ou cinco estrelas no teste de colisão no Euro NCAP, para funcionalidades ADAS como em nosso #1 e #3, para ter um alcance decente”, disse Adelmann. Ele ressaltou a necessidade de desenvolver uma nova plataforma própria para a Smart.

Futuro do Smart Fortwo

Embora não tenha fornecido detalhes sobre a produção, Adelmann deixou claro que o novo Smart #2 será um carro premium, não apenas vendido por seu preço competitivo. A escolha do nome "Smart #2" sugere continuidade, apesar de a Smart ter lançado os modelos #1 e #3 anteriormente, mantendo possivelmente o número reservado para o sucessor do Fortwo.

Destaques