Lula comenta carta de Trump e diz ter achado que era notícia falsa

Presidente brasileiro relata surpresa com comunicado dos EUA sobre tarifa de 50% a produtos do Brasil

Por Plox

17/07/2025 23h31 - Atualizado há 2 dias

Durante uma entrevista concedida nesta quinta-feira (17) à CNN Internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou sua reação inicial ao receber uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da nova tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros.


Imagem Foto: Presidência


Segundo Lula, ao tomar conhecimento do conteúdo do documento, sua primeira impressão foi a de que se tratava de uma notícia falsa. Ele admitiu que duvidou da veracidade do comunicado vindo do governo norte-americano.
\"Pensei que fosse fake news\"

, afirmou o petista durante a entrevista.

Apesar da surpresa, Lula reforçou que ainda não há uma crise formal entre o Brasil e os Estados Unidos. De acordo com ele, a intenção é manter boas relações diplomáticas com o atual líder norte-americano, assim como ocorreu com presidentes anteriores.


– Eu me dei bem com Clinton, Bush, Obama, Biden. Quero resolver essa questão e ir para a mesa de negociação – declarou.



A resposta de Lula vem em meio à tensão provocada pela nova política tarifária americana, que tem gerado debates entre autoridades brasileiras e críticas do Partido dos Trabalhadores, que já se manifestou em outras frentes sobre o tema.


A declaração do presidente também ocorre dias após falas polêmicas envolvendo Trump, como a acusação de que o ex-presidente norte-americano estaria tentando se comportar como um “imperador”. A Casa Branca respondeu, e a relação bilateral passou a ser observada com mais atenção por analistas internacionais.



Mesmo diante das reações e da repercussão política, Lula sinalizou estar aberto ao diálogo e enfatizou seu desejo de encontrar uma solução por meio de conversas diretas entre os dois países.


Destaques