Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Municípios do Vale do Rio Doce se unem por melhorias na alfabetização

Mesquita participa de encontro regional voltado à formação de professores e melhoria da educação básica

17/07/2025 às 19:03 por Redação Plox

Mesquita marcou presença no Encontro On-line do projeto “O Sujeito e seu Lugar no Mundo”, promovido na última terça-feira (16) pelo Programa de Extensão ProEduVales, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A reunião contou com a participação de articuladores, professores cursistas, pedagogos e representantes municipais dos municípios de Mesquita, Belo Oriente e Gonzaga.


Imagem Foto: Divulgação

Realizado virtualmente, o encontro teve a mediação da professora Sarah e apoio técnico de Jakenice. O principal objetivo foi fortalecer as práticas pedagógicas voltadas para a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das sequências didáticas desenvolvidas com o suporte da universidade.


Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências e alinharam estratégias pedagógicas que vêm sendo aplicadas nas salas de aula. A secretária municipal de Educação de Mesquita, Profª. Dra. Socorro Lima Costa, destacou que o ProEduVales tem papel fundamental na formação dos profissionais da educação nos territórios do Jequitinhonha, Mucuri, Norte, Nordeste de Minas, Alto Rio Pardo e Rio Doce.


Imagem Foto: Divulgação

Segundo a secretária, o programa atua em regime de colaboração entre municípios, estados e governo federal, com foco na melhoria dos indicadores educacionais e fortalecimento das políticas públicas. Ela ressaltou ainda que os arranjos de desenvolvimento educacional entre os municípios do Vale do Rio Doce fortalecem esse regime de colaboração e impulsionam ações mais efetivas para a qualidade da educação.


Em Mesquita, a parceria com o ProEduVales já apresenta resultados concretos, como as ações de contação de histórias realizadas nas escolas municipais, integradas às sequências didáticas apoiadas pelas professoras da Escola Municipal Santo Antônio e da Escola Municipal Anjo da Guarda.


Imagem Foto: Divulgação

O município reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, apostando na troca de saberes e no trabalho conjunto como caminho para formar as novas gerações.


Compartilhar a notícia

Veja também
Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)
EDUCAçãO

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)

Menino de 9 anos foi agredido dentro de sala de aula; autor do ataque será acompanhado pelo Conselho Tutelar e encaminhado aos serviços de saúde pública

Auditoria da CGU revela rombo de R$ 4,3 bilhões no MEC em registros patrimoniais e provisões
EDUCAçãO

Auditoria da CGU revela rombo de R$ 4,3 bilhões no MEC em registros patrimoniais e provisões

Relatório aponta falhas em controle de bens móveis, provisões de longo prazo sem justificativa e riscos no financiamento estudantil

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP
EDUCAçãO

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP

Confusão entre alunas em sala de aula terminou com adolescente de 17 anos machucada no rosto; polícia investiga o caso

Para você
Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol
ESPORTES

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol

Goleiro do Fluminense e ídolo do Cruzeiro alcança número recorde de partidas oficiais, segundo a IFFHS, e pode se tornar o maior já na próxima rodada

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros