Reforma atrasada deixa posto de saúde fechado e moradores de Piracicaba enfrentam filas
Unidade do Serra Verde segue com portões trancados mesmo após previsão de entrega em junho; pacientes caminham até outro bairro e esperam por horas
Por Plox
17/07/2025 14h34 - Atualizado há cerca de 12 horas
Iniciada em novembro de 2024 e prevista para ser concluída em junho deste ano, a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Serra Verde, em Piracicaba (SP), segue sem conclusão e com o local fechado, gerando reclamações e dificuldades para a população da região.

Mesmo com sinais de melhorias externas, como pintura nova, gramado aparado e revestimentos reformados, o prédio permanece inacessível. O portão está trancado com correntes, não há trabalhadores no local e já foram notados indícios de depredação, como vidros quebrados.
Diante da situação, os atendimentos foram temporariamente transferidos para a unidade do bairro Monte Feliz. A mudança, no entanto, tem sobrecarregado o posto receptor e causado transtornos para os moradores do Serra Verde, muitos dos quais enfrentam dificuldades de locomoção.
A vendedora Andreia Carneiro relatou: “Há muita dificuldade em chegar até aqui [Monte Feliz], principalmente para quem mora no Serra Verde e não tem carro. É complicado”. Já a dona de casa Benedita Santos destacou: “Eu sinto muita dor no joelho, às vezes ele trava e eu ainda preciso carregar crianças no colo”.
Antes do fechamento da USF do Serra Verde, a unidade do Monte Feliz atendia cerca de 5 mil pessoas. Com a nova demanda, mais 3 mil moradores passaram a buscar o serviço ali, provocando longas esperas e acúmulo de pacientes. A catadora de reciclagem Esmeralda Correa desabafou: “Tenho criança com deficiência em casa e ando a pé com ele. A espera chega a duas horas e meia. Eu, que sou pobre, consegui construir dois cômodos em casa. E a prefeitura não consegue abrir o posto?”.
Segundo a Secretaria de Saúde de Piracicaba, foi necessário substituir o telhado durante a reforma, e esse serviço já foi executado. A pasta ainda informou que o prédio passou por nova pintura e que a nova previsão de entrega é para o mês de agosto. A secretaria também declarou que as unidades de saúde dos bairros Serra Verde, Monte Feliz e Astúrias estão com equipes completas da saúde da família, sendo que a do Monte Feliz conta com dois médicos em atendimento.