Retomadas exportações de carne de frango brasileira para Peru, Jordânia e Hong Kong
Três países retiram restrições após Brasil ser declarado livre da gripe aviária; 30 mercados já liberaram o produto
Por Plox
17/07/2025 07h16 - Atualizado há 1 dia
As exportações brasileiras de carne de frango ganharam novo fôlego com a decisão de Peru, Jordânia e Hong Kong de suspenderem as restrições ao produto nacional. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta quarta-feira (17).

Com essa atualização, o total de países que já voltaram a permitir a entrada da carne de frango brasileira chega a 30, marcando uma recuperação importante para o setor avícola do país.
O Kuwait também flexibilizou as limitações impostas, permitindo novamente a entrada da carne de frango proveniente do Rio Grande do Sul, incluindo o município de Montenegro, onde foi detectado, em maio, o único caso confirmado de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil.
Apesar dos avanços, ainda há restrições em vigor. Nove países, entre eles China, União Europeia, Canadá e Chile, mantêm as importações suspensas. Outros 22 países optaram por aplicar restrições localizadas, afetando exclusivamente o estado do Rio Grande do Sul, o município de Montenegro ou regiões específicas.
O Brasil foi oficialmente declarado livre da gripe aviária em 18 de junho, após a conclusão do processo de desinfecção da granja onde o vírus foi identificado e a ausência de novos casos por um período de 28 dias consecutivos.
A influenza aviária, ou gripe aviária, é uma doença infecciosa que atinge principalmente aves, mas já foi registrada em mamíferos, incluindo bovinos. A transmissão ocorre através do contato com aves contaminadas, bem como com água ou materiais infectados.
O Ministério da Agricultura reforça que tanto a carne quanto os ovos seguem seguros para o consumo, desde que sejam devidamente cozidos e preparados com os devidos cuidados de higiene.