STF decide manter Braga Netto preso
Ministro Alexandre de Moraes rejeita novo pedido de liberdade feito pela defesa do general
Por Plox
17/07/2025 07h46 - Atualizado há 1 dia
O ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira, dia 16 de julho, manter a prisão do general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro nos governos de Jair Bolsonaro.
*
A decisão ocorreu em resposta ao mais recente pedido feito pelos advogados do militar, que argumentaram que o processo contra seu cliente, referente ao chamado Núcleo 1 da suposta tentativa de golpe de Estado, está prestes a ser julgado, o que, segundo eles, tornaria desnecessária a manutenção da prisão preventiva.
Apesar do argumento apresentado pela defesa, Moraes considerou que os fundamentos legais para a prisão continuam válidos e, portanto, decidiu pela continuidade da custódia.
*
Braga Netto está detido desde dezembro do ano passado. Ele é acusado de tentar atrapalhar as investigações que apuram uma suposta tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. Na época, o general foi vice na chapa presidencial de Jair Bolsonaro, e também ocupou cargos de destaque como ministro da Casa Civil e ministro da Defesa.
*
\"A Procuradoria-Geral da República preferiu o relato do mentiroso\", afirmou a defesa do general em nota anterior à decisão
.
A negativa do pedido reforça o posicionamento do STF sobre os processos ligados aos atos golpistas investigados no período pós-eleitoral de 2022.