Voluntárias costuram até 500 casacos para pessoas em situação de rua no RJ

Iniciativa solidária em Nova Iguaçu pretende distribuir gratuitamente peças produzidas por alunas de curso de costura

Por Plox

17/07/2025 14h49 - Atualizado há cerca de 23 horas

As baixas temperaturas que atingem o estado do Rio de Janeiro têm afetado duramente quem vive nas ruas. Em Nova Iguaçu, uma corrente de solidariedade tem feito a diferença para essas pessoas.


Imagem Foto: Reprodução


Alunas de um curso de costura da cidade estão se mobilizando para confeccionar entre 300 e 500 casacos, que devem ser entregues gratuitamente a partir da próxima semana. A iniciativa visa proteger do frio aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade social.


Para fazer parte da ação, é preciso realizar um cadastro em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Iguaçu. O interessado deve apresentar um documento com foto e um comprovante de residência. Embora homens e mulheres possam participar, a maioria das inscrições é composta por mulheres.


Imagem Foto: Reprodução


Entre as voluntárias está Carla Oliveira, que encontrou na costura criativa uma forma de ajudar e se sentir acolhida. “Gostei muito dessa aula. Foi a que mais me identifiquei”, contou Carla, emocionada. Fabiana do Carmo, outra participante do curso, decidiu retornar à sala de aula para colaborar com o projeto: “É muito gratificante ajudar outras pessoas, outras mulheres como eu”.


A distribuição das peças será feita diretamente nas ruas de Nova Iguaçu. A ação, além de levar calor físico, aquece também o coração de quem recebe e de quem contribui. “Se cada um doar um pouquinho do seu tempo para confeccionar algo que aqueça alguém, o coração vai ficar como o meu: grato e quentinho”, afirmou Carla.



Segundo Elaine Medeiros, secretária municipal de Assistência Social da cidade, a ideia é manter o projeto ativo durante todo o ano, ampliando o atendimento a todos que estejam passando por momentos difíceis, e não apenas a pessoas em situação de rua.


Com a ajuda das voluntárias e o apoio da população, a expectativa é que a solidariedade siga costurando esperança e acolhimento ao longo das estações.


Destaques