Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Garis cobram FGTS e equipamentos de segurança em frente à prefeitura de Governador Valadares

    Essa já é a terceira paralisação realizada pelos trabalhadores da área

    Por Plox

    17/08/2021 15h35 - Atualizado há 2 meses

    Na manhã dessa terça-feira (17), trabalhadores da limpeza urbana se reuniram em frente à prefeitura de Governador Valadares para cobrar direitos trabalhistas que não estariam  sendo cumpridos pela empresa contratada.

    Os principais pontos abordados pelos profissionais são o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI 's). Segundo o representante dos trabalhadores, Mateus Gary, os profissionais estão lutando pelos seus direitos.

    “Estamos lutando pelo nosso direito, não é a primeira, nem a segunda e nem a terceira, viemos fazer hoje uma manifestação e não uma paralisação, hoje o serviço está paralisado devido a manifestação”, disse o representante.

    Foto: Galvão/ Plox

     

    Ainda de acordo com Mateus, eles foram cobrar uma posição da prefeitura e do Ministério Público porque tem trabalhadores com dez anos de casa sem dinheiro na conta do FGTS.

    “Viemos aqui cobrar o senhor prefeito, o Ministério Público, essa casa legislativa que respeitamos tanto. Cobrar uma posição porque estamos cientes que o contrato da empresa acaba em novembro e ela pode ir embora e tem trabalhador que, se quer, tem dez anos de contrato e não tem nada na conta do FGTS, se tem, não tem a metade do que deveria ter”, completou.

    Foto: Galvão/ Plox

     

    Mateus completou dizendo que a classe se preocupa muito, porque perante a justiça já tiveram duas audiências canceladas. “Perante a justiça tivemos duas audiências canceladas, a terceira também foi e agora a nossa advogada recorreu ao tribunal. O desembargador mandou a juíza marcar uma audiência de emergência e ela marcou para o dia 6/09. É o que nos preocupa mais ainda, porque vai tá chegando novembro e tem a possibilidade da empresa não ficar”, explicou o representante.

     

    Foto: Galvão/ Plox

     

    Os trabalhadores afirmaram que não desejam fazer uma nova paralisação, mas se for preciso, com o aval do sindicato, irão realizar uma nova greve. 

    Em nota enviada ao Plox, a prefeitura de Governador Valadares disse que o pagamento do Município para a empresa D’Park, relativo ao contrato atual da coleta de lixo, está rigorosamente em dia. A administração relatou ainda que já notificou a empresa pelo descumprimento de suas obrigações e vai apurar as faltas contratuais através de procedimento administrativo. 

    Confira a nota na íntegra:

    A Prefeitura informa que o pagamento do Município para a empresa D’Park, relativo ao contrato atual da coleta de lixo, está rigorosamente em dia, reiterando o compromisso da atual administração com as obrigações e com os servidores diretos e indiretos.

    O Município, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), já notificou em outras oportunidades a empresa acerca do descumprimento de suas obrigações, inclusive já solicitou a abertura de procedimento administrativo para apurar as faltas contratuais.

    Na manhã desta terça-feira (17), o Procurador Geral do Município e os secretários da Fazenda e de Comunicação receberam representantes do movimento, reafirmando que a Prefeitura está ao lado dos trabalhadores, e que jamais vai deixá-los desamparados. Explicaram ainda toda a situação e informaram que junto aos advogados da empresa vem trabalhando para buscar uma solução definitiva. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]