Garis cobram FGTS e equipamentos de segurança em frente à prefeitura de Governador Valadares

Essa já é a terceira paralisação realizada pelos trabalhadores da área

Por Plox

17/08/2021 12h35 - Atualizado há mais de 2 anos

Na manhã dessa terça-feira (17), trabalhadores da limpeza urbana se reuniram em frente à prefeitura de Governador Valadares para cobrar direitos trabalhistas que não estariam  sendo cumpridos pela empresa contratada.

Os principais pontos abordados pelos profissionais são o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI 's). Segundo o representante dos trabalhadores, Mateus Gary, os profissionais estão lutando pelos seus direitos.

“Estamos lutando pelo nosso direito, não é a primeira, nem a segunda e nem a terceira, viemos fazer hoje uma manifestação e não uma paralisação, hoje o serviço está paralisado devido a manifestação”, disse o representante.

Foto: Galvão/ Plox

 

Ainda de acordo com Mateus, eles foram cobrar uma posição da prefeitura e do Ministério Público porque tem trabalhadores com dez anos de casa sem dinheiro na conta do FGTS.

“Viemos aqui cobrar o senhor prefeito, o Ministério Público, essa casa legislativa que respeitamos tanto. Cobrar uma posição porque estamos cientes que o contrato da empresa acaba em novembro e ela pode ir embora e tem trabalhador que, se quer, tem dez anos de contrato e não tem nada na conta do FGTS, se tem, não tem a metade do que deveria ter”, completou.

Foto: Galvão/ Plox

 

Mateus completou dizendo que a classe se preocupa muito, porque perante a justiça já tiveram duas audiências canceladas. “Perante a justiça tivemos duas audiências canceladas, a terceira também foi e agora a nossa advogada recorreu ao tribunal. O desembargador mandou a juíza marcar uma audiência de emergência e ela marcou para o dia 6/09. É o que nos preocupa mais ainda, porque vai tá chegando novembro e tem a possibilidade da empresa não ficar”, explicou o representante.

 

Foto: Galvão/ Plox

 

Os trabalhadores afirmaram que não desejam fazer uma nova paralisação, mas se for preciso, com o aval do sindicato, irão realizar uma nova greve. 

Em nota enviada ao Plox, a prefeitura de Governador Valadares disse que o pagamento do Município para a empresa D’Park, relativo ao contrato atual da coleta de lixo, está rigorosamente em dia. A administração relatou ainda que já notificou a empresa pelo descumprimento de suas obrigações e vai apurar as faltas contratuais através de procedimento administrativo. 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura informa que o pagamento do Município para a empresa D’Park, relativo ao contrato atual da coleta de lixo, está rigorosamente em dia, reiterando o compromisso da atual administração com as obrigações e com os servidores diretos e indiretos.

O Município, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), já notificou em outras oportunidades a empresa acerca do descumprimento de suas obrigações, inclusive já solicitou a abertura de procedimento administrativo para apurar as faltas contratuais.

Na manhã desta terça-feira (17), o Procurador Geral do Município e os secretários da Fazenda e de Comunicação receberam representantes do movimento, reafirmando que a Prefeitura está ao lado dos trabalhadores, e que jamais vai deixá-los desamparados. Explicaram ainda toda a situação e informaram que junto aos advogados da empresa vem trabalhando para buscar uma solução definitiva. 

Destaques