Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
PF prende secretário de Estado por acordos com Comando Vermelho no RJ
Dois subsecretários também foram detidos. Entre os arranjos, estaria a soltura irregular de um criminoso de 'altíssima periculosidade'
17/08/2021 às 10:40por Redação Plox
17/08/2021 às 10:40
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (17) por suspeita de realizar acordos com chefes do Comando Vermelho, maior facção de tráfico de drogas daquele estado.
Além dele, o subsecretário de gestão operacional Wellington Nunes da Silva, e o superintendente Sandro Farias Gimenes, também foram detidos. De acordo com a corporação, a suspeita é que a cúpula da Seap fez negócios com a organização criminosa em troca de influência nos locais de domínio desses traficantes.
Mandados foram cumpridos na capital. Foto: reprodução/ TV Globo
Entre os arranjos, estaria o retorno de criminosos que estavam presos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para o Rio de Janeiro; e a entrada de pessoas e de itens proibidos em unidades prisionais fluminenses.
Outro acordo teria relação com a liberação irregular, no último dia 27 de julho, de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos. Segundo a PF, ele seria um criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia mandados de prisão pendentes.
A operação contou com os apoios do Ministério Público Federal (MPF) e do Departamento Penitenciário Federal (Depen). A ação ganhou o nome de Simonia, como referência a uma prática medieval de troca de favores ilegais entre autoridades e criminosos.
Especial reúne Xuxa, Angélica e Eliana na apresentação, grandes nomes da música e homenagem a Renato Aragão; evento incentiva doações para projetos sociais com foco em crianças e jovens
Especial reúne Xuxa, Angélica e Eliana na apresentação, grandes nomes da música e homenagem a Renato Aragão; evento incentiva doações para projetos sociais com foco em crianças e jovens