Brasil

polícia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    PF prende secretário de Estado por acordos com Comando Vermelho no RJ

    Dois subsecretários também foram detidos. Entre os arranjos, estaria a soltura irregular de um criminoso de 'altíssima periculosidade'

    Por Plox

    17/08/2021 07h40 - Atualizado há mais de 2 anos

    O secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (17) por suspeita de realizar acordos com chefes do Comando Vermelho, maior facção de tráfico de drogas daquele estado.

    Além dele, o subsecretário de gestão operacional Wellington Nunes da Silva, e o superintendente Sandro Farias Gimenes, também foram detidos. De acordo com a corporação, a suspeita é que a cúpula da Seap fez negócios com a organização criminosa em troca de influência nos locais de domínio desses traficantes.

    Mandados foram cumpridos na capital. Foto: reprodução/ TV Globo

     

    Entre os arranjos, estaria o retorno de criminosos que estavam presos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para o Rio de Janeiro; e a entrada de pessoas e de itens proibidos em unidades prisionais fluminenses.

    Outro acordo teria relação com a liberação irregular, no último dia 27 de julho, de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos. Segundo a PF, ele seria um criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia mandados de prisão pendentes.

    A operação contou com os apoios do Ministério Público Federal (MPF) e do Departamento Penitenciário Federal (Depen). A ação ganhou o nome de Simonia, como referência a uma prática medieval de troca de favores ilegais entre autoridades e criminosos.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]