Mudanças nas regras de bagagem de mão na Latam: fique atento ao peso e dimensões

A companhia pode restringir o peso e conteúdo das bagagens por motivos de segurança, obrigando que elas sejam despachadas

Por Plox

17/08/2023 07h47 - Atualizado há mais de 1 ano

A empresa aérea Latam comunicou na terça-feira, 15 de agosto, uma mudança nas regras relativas à bagagem de mão em seus voos. Segundo o informe, haverá um controle mais estrito do peso e das dimensões das malas carregadas pelos passageiros. Aquelas que não estiverem em conformidade com os novos critérios poderão resultar em multas.

Direcionamento da ANAC sobre Bagagens: A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mencionou que, visando a segurança dos voos, as companhias aéreas possuem autonomia para estabelecer restrições no peso e no conteúdo das bagagens de mão, podendo até mesmo exigir seu despacho. A bagagem de mão, conforme regulamentado, deve se adequar às cabines acima dos assentos do avião.

 

Segundo a ANAC: "O passageiro tem direito de levar até 10 Kg de bagagem de mão sem qualquer custo extra. Contudo, cada empresa pode estabelecer limites específicos para altura, largura e comprimento da bagagem. Se a bagagem ultrapassar os 10 Kg ou as dimensões definidas, haverá cobrança de taxa adicional".

Especificações da Associação Brasileira das Empresas Aéreas: A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) estabeleceu padrões para as dimensões das malas que são levadas dentro do avião:

  • Altura: 55 centímetros (incluindo rodas)
  • Comprimento: 35 centímetros
  • Largura: 25 centímetros

Itens Permitidos e Proibidos: Em relação ao conteúdo das bagagens de mão, é permitido levar objetos como canetas, lápis, isqueiros de até 8cm, fósforos, bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas, marteletes médicos, aparelhos de barbear e determinados eletrônicos. Por outro lado, é estritamente proibido transportar itens como armas, ferramentas de trabalho, objetos cortantes ou pontiagudos, substâncias explosivas, inflamáveis, químicas, tóxicas e outros materiais considerados perigosos.

Destaques