Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol

Goleiro do Fluminense e ídolo do Cruzeiro alcança número recorde de partidas oficiais, segundo a IFFHS, e pode se tornar o maior já na próxima rodada

Por Plox

17/08/2025 10h47 - Atualizado há 1 dia

O goleiro Fábio, atualmente defendendo o Fluminense, alcançou uma marca histórica no futebol mundial. No duelo diante do Fortaleza, realizado neste sábado (16), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, o atleta chegou ao impressionante número de 1.390 partidas oficiais, igualando o recorde do ex-goleiro inglês Peter Shilton.


Imagem Foto: : Gustavo Aleixo/Cruzeiro


A contagem é reconhecida pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), que considera os jogos disputados por clubes e seleções. Ao longo da carreira, Fábio somou 976 partidas pelo Cruzeiro, clube no qual se consagrou como ídolo, 234 pelo Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante, este último já extinto.



Em entrevista concedida ao canal Premiere, Fábio destacou sua fé ao comentar o feito: “Significa que Deus sempre prepara, os planos de Deus não podem ser frustrados. Foi antes do meu nascer, Deus tinha me dado esse dom e me direcionou todos os dias para que eu pudesse ter essa marca abençoada. Agradeço a todos que estiveram comigo até este dia, meus familiares, meus pais, minha irmã, meus amigos, meus filhos, minha esposa Sandra... Agradecer a todos os companheiros dentro de campo. Sou um instrumento, espero ser um instrumento dentro de campo, mas fora também”.



Caso entre em campo na próxima terça-feira (19), contra o América de Cali, pela partida de volta da Copa Sul-Americana, Fábio se tornará o jogador com o maior número de jogos oficiais da história do futebol mundial, ultrapassando o recorde atual.


Confira os maiores recordistas:


- Fábio (Fluminense) – 1.390 jogos


- Peter Shilton (Inglaterra) – 1.390 jogos


- Cristiano Ronaldo (Portugal) – 1.283 jogos


- Rogério Ceni (Brasil) – 1.265 jogos


- Frantisek Planicka (Tchecoslováquia) – 1.187 jogos



A trajetória de Fábio impressiona não apenas pela longevidade, mas também pela consistência e dedicação ao esporte, consolidando seu nome entre os grandes da história do futebol.


Destaques