Atlético sofre nova derrota com falhas na bola aérea e perde invencibilidade em casa
Time mineiro abre o placar, mas cede virada ao Grêmio após erros defensivos em escanteios e termina com dois jogadores expulsos na Arena MRV
Por Plox
17/08/2025 22h38 - Atualizado há cerca de 20 horas
Na tarde deste domingo (17), o Atlético Mineiro viu sua invencibilidade como mandante no Campeonato Brasileiro chegar ao fim ao ser derrotado pelo Grêmio por 3 a 1, em confronto válido pela 20ª rodada da competição, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

O time da casa até começou bem. Aos 37 minutos do primeiro tempo, uma bela jogada ensaiada resultou no único gol atleticano. Hulk cobrou falta rasteira da intermediária direto para Scarpa, que bateu de primeira, sem chances para o goleiro Tiago Volpi, abrindo o placar com um golaço.
A vantagem, no entanto, durou pouco. Aos 44 minutos, o Grêmio empatou após cobrança de escanteio. Edenílson venceu a marcação de Arana e apenas desviou para o fundo do gol, decretando o empate ainda na primeira etapa.
No segundo tempo, o cenário se repetiu. Outra vez em uma cobrança de escanteio, o Atlético sofreu o segundo gol. Aos 12 minutos, Marlon levantou a bola na área e, após confusão entre Alonso e Cuello, Balbuena aproveitou a sobra para virar o jogo.
A tensão tomou conta do gramado. Um minuto após o segundo gol gremista, Carlos Vinícius acertou uma cotovelada em Ivan Román e foi expulso. O Atlético ficou com um a mais, mas não aproveitou. Aos 30, Cuello pisou em um adversário e também levou o vermelho, deixando os dois times com dez jogadores em campo.
Mesmo com a desvantagem numérica e sob pressão do Galo, o Grêmio ainda teve tempo de ampliar. Aos 45 minutos, Aravena apareceu livre após boa troca de passes e, frente a frente com Everson, fez o terceiro.
Com o resultado, o Atlético permanece com 24 pontos e ocupa a 11ª colocação na tabela, perdendo a chance de se aproximar do G6. O próximo compromisso pelo Brasileirão será contra o São Paulo, no dia 24. Antes disso, o time encara o Godoy Cruz, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
A partida começou com o Atlético buscando o gol desde os minutos iniciais. Aos 7 minutos, Alexsander tabelou com Reinier e finalizou para fora. O Grêmio respondeu logo depois com Cristian Olivera, que também mandou pela linha de fundo. O ritmo seguiu morno até o golaço de Scarpa.
Na volta do intervalo, o Grêmio voltou melhor e aproveitou mais uma falha na bola aérea para virar o jogo. O Atlético não conseguiu se organizar, e as expulsões agravaram a situação.
\"Um dia vilão, outro herói\", disse Júnior Santos ao comentar a oscilação da equipe após a derrota.
O árbitro da partida foi Alex Gomes Stefano (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho, ambos também do Rio de Janeiro. O VAR ficou a cargo de Caio Max Augusto Vieira, de Goiás.
Com público de 34.774 torcedores, a renda da partida foi de R$ 1.942.092,93.
Escalações:
ATLÉTICO: Everson; Natanael (Biel), Iván Román (Júnior Santos), Junior Alonso e Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes), Gustavo Scarpa; Reinier (Rony), Cuello e Hulk. Técnico: Cuca.
GRÊMIO: Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemann e Marlon; Cuéllar (Alex Santana), Edenílson (Aravena), Villasanti (Dodi); Alysson (Riquelme), Oliveira (Henrique) e Carlos Vinícius.
Gols: Scarpa (Atlético); Edenílson, Balbuena e Aravena (Grêmio).
Cartões vermelhos: Carlos Vinícius e Dodi (Grêmio); Junior Alonso e Cuello (Atlético).
Cartões amarelos: Cuca, Hulk, Reinier (Atlético); Henrique e Carlos Vinícius (Grêmio).