Saiba quais as novas regras para obter a carteira de habilitação

Medidas são abalizadas na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

Por Plox

17/09/2019 12h47 - Atualizado há mais de 4 anos

Começaram a valer, desde a segunda-feira, 16 de setembro, as mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

O simulador não será mais obrigatório para quem tirará carteira na categoria B (carro), passando a ser opcional. Com isso, haverá menos horas/aulas de direção, voltando a ser de 20 horas e não mais 25 horas. Agora, os candidatos devem fazer 1 hora/aula à noite, e não mais 5h.

(foto: Detran/Divulgação)

Foto: Detran/Divulgação

Já para quem pretende obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que são as famosas cinquentinhas, não haverá necessidade de fazer aulas práticas ou teóricas. Apenas no caso quando o aluno for reprovado se deve fazer as aulas práticas. A medida é válida somente por 12 meses, ou seja, em setembro do ano que vem, os alunos terão que fazer 5 horas/aulas, uma delas deve ser à noite.

Segundo o presidente Jair Bolsonaro disse em junho, as mudanças irão ajudar a reduzir o custo para obtenção da CNH em “aproximadamente R$ 300 reais”. 
 

Atualizada às 15h12

Destaques