Lula participa da 78ª Assembleia Geral da ONU e se encontrará com Biden

O presidente brasileiro também destacou em Havana a posição do Brasil contra o embargo econômico dos EUA a Cuba

Por Plox

17/09/2023 10h48 - Atualizado há mais de 1 ano

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Nova York no final da noite do último sábado (16), onde participará da abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU na próxima terça-feira (19). O presidente também tem agendada uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, no dia seguinte. Acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, também conhecida como Janja, Lula aterrissou no Aeroporto Internacional John F. Kennedy e dirigiu-se a um hotel na cidade.

 

 

Foto: Reprodução/instagram@Lulaoficial/Ricardo Stuckert/PR

Encontro em Cuba antes da Assembleia
Antes de sua chegada a Nova York, Lula esteve presente em uma reunião do G77+China em Havana, onde abordou temas de desenvolvimento e a posição do Brasil em relação ao embargo econômico dos EUA a Cuba. O presidente brasileiro enfatizou que o embargo é "ilegal", declarando: "Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral".

 

Lula destaca responsabilidades ambientais
Durante o mesmo encontro, Lula reiterou a necessidade de os países ricos cumprirem seus compromissos ambientais. "Vamos promover a industrialização sustentável, investimento em energias renováveis, na bioeconomia e na agricultura de baixo carbono. Faremos isso sem esquecer que não temos a mesma dívida histórica dos países ricos pelo aquecimento global", ressaltou. Ele também sublinhou a importância de insistir na implementação dos compromissos ambientais pelos países ricos, especialmente entre as conferências COP-28 e COP-30.

Destaques