Aumento de estoques de carros elétricos preocupa Brasil e Europa

Estudo aponta acúmulo de veículos elétricos na Europa e alerta para possível crise semelhante no mercado brasileiro.

Por Plox

17/09/2024 10h21 - Atualizado há cerca de 1 mês

O relatório mais recente da Indicata aponta para um desequilíbrio no mercado de carros elétricos na Europa, onde o estoque desses veículos está aumentando, com impacto direto nos preços de seminovos e usados. O estudo revela que o tempo de permanência dos veículos elétricos nos estoques é 52,5% maior em comparação aos carros a combustão. No Brasil, o cenário pode se agravar, com estoques recordes de carros eletrificados importados, especialmente de modelos chineses.

Foto: BYD/Divulgação

Vendas desaceleradas e desvalorização

Na Europa, o estudo da Indicata, divulgado em agosto de 2024, destacou que os carros 100% elétricos estão demorando 29,1% mais tempo para serem vendidos do que os modelos híbridos plug-in. Esse aumento no tempo de venda, medido pelo índice MDS (Mean Days to Sell), coloca pressão sobre concessionárias e fabricantes para ajustarem suas estratégias e evitarem a superoferta, o que poderia desaquecer ainda mais o mercado.

Outro fator que contribui para a crise do setor elétrico na Europa é a depreciação acelerada desses veículos. Por conta da resistência dos consumidores em adquirir carros elétricos usados, especialmente aqueles com baterias já desgastadas, o valor desses veículos tem caído mais rapidamente em comparação aos modelos a combustão ou híbridos. Segundo o relatório, apesar de representarem 12,6% das vendas de novos, os elétricos são responsáveis por apenas 5,18% do mercado de usados até julho de 2024.

Rápida evolução tecnológica afeta mercado de usados

A evolução tecnológica dos veículos elétricos também é apontada como uma razão para a resistência do consumidor. Tal como acontece com dispositivos eletrônicos, novos modelos de carros elétricos frequentemente apresentam inovações que tornam as versões anteriores obsoletas. Isso desmotiva a compra de carros elétricos seminovos, pois são vistos como ultrapassados e com tecnologias defasadas.

O impacto no Brasil e a possibilidade de uma crise semelhante

No Brasil, a situação já apresenta sinais de alerta. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o estoque de carros elétricos importados chegou a 81,7 mil unidades em julho de 2024. Desse total, 80 mil veículos são chineses, conforme apontado por Márcio Lima, presidente da Anfavea. Lima destacou em entrevista ao portal Poder360 que o país nunca havia enfrentado um volume tão alto de veículos em estoque, o que pode antecipar uma crise semelhante à que se observa na Europa.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), por sua vez, acredita que é cedo para avaliar os impactos dessa situação no mercado brasileiro. No entanto, já são observadas tendências nos Estados Unidos, onde os consumidores estão reportando desvalorização dos carros elétricos e retornando a comprar modelos a combustão.

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