Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil nesta terça-feira

Fenômeno será visível sem equipamentos ópticos, mas apenas uma pequena parte da Lua será encoberta

Por Plox

17/09/2024 07h13 - Atualizado há 4 meses

Nesta terça-feira (17), brasileiros de todas as regiões terão a oportunidade de observar um eclipse parcial da Lua, fenômeno que ocorrerá quando a Terra se posicionar entre o Sol e o satélite natural, obscurecendo parcialmente a sua superfície. O evento também será visível na América do Norte (com exceção do Alasca), na Europa, na maior parte da África, da Ásia Ocidental e em áreas da Antártida.

Foto: reprodução Pixabay

 

Durante um eclipse lunar, a sombra da Terra se projeta sobre a Lua, e essa sombra é dividida em duas partes: a umbra, que é a porção mais escura onde a luz solar é completamente bloqueada, e a penumbra, onde ainda há um pouco de luminosidade. No caso de um eclipse parcial, apenas uma pequena porção da Lua entra na umbra, enquanto o restante permanece na penumbra.

Neste fenômeno, que ocorrerá ao longo desta terça-feira, a Lua será parcialmente coberta, com aproximadamente 3,5% de sua superfície mergulhada na umbra, resultando em uma aparência de "mordida" no satélite. Por causa da cobertura reduzida, o eclipse poderá passar despercebido por observadores mais desatentos, especialmente se as condições climáticas não forem ideais.

Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional, explica: "Como a sombra da Terra é bem grande em relação à Lua, quando a Lua entra na sombra da Terra, quem estiver vendo, vê a Lua eclipsada. Ou seja, para os locais onde é noite na hora do eclipse, será visível: o que vai diferir de um local para outro é a altura da Lua no céu."

O eclipse desta terça-feira não requer o uso de instrumentos ópticos para observação, sendo visível a olho nu. No entanto, por se tratar de um eclipse parcial com baixa cobertura, o espetáculo será mais sutil e menos impressionante do que os eclipses lunares totais, onde a Lua é completamente coberta pela sombra da Terra.

Destaques