Fumaça de incêndio no Parque Nacional se alastra por Brasília e prejudica qualidade do ar
Incêndio afeta a Asa Norte e causa suspensão de aulas em algumas escolas do DF
Por Plox
17/09/2024 10h02 - Atualizado há 4 meses
A fumaça provocada pelo incêndio no Parque Nacional de Brasília tomou conta da capital na manhã desta terça-feira (17). Regiões como o Plano Piloto, em especial a Asa Norte, amanheceram cobertas por uma densa nuvem de fumaça, fuligem e um forte odor, dificultando a respiração e piorando a qualidade do ar.
O incêndio, que começou no domingo (15) por volta das 11h30, já destruiu cerca de 2 mil hectares do parque, uma área de preservação de Cerrado, rica em nascentes. A Polícia Federal iniciou uma investigação sobre o caso, com indícios de que o fogo foi causado de forma criminosa.
Seca prolongada e dificuldades no combate às chamas
Com 147 dias sem chuvas registrados no Distrito Federal, as altas temperaturas e o clima seco têm favorecido a rápida expansão das chamas. Essa situação crítica obrigou o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) a adotar medidas emergenciais, como a suspensão de férias, abonos e dispensas de seus integrantes para priorizar o combate ao incêndio.
Escolas suspendem aulas por causa da fumaça
A deterioração da qualidade do ar nas áreas próximas ao parque forçou a Secretaria de Educação do Distrito Federal a autorizar a suspensão das aulas. A decisão foi deixada a critério das escolas, que podem interromper suas atividades conforme julguem necessário para garantir a saúde dos alunos e funcionários.