Instagram lança ferramenta de ‘contas para adolescentes’ para aumentar segurança na plataforma

Novas configurações garantem maior controle dos pais sobre as atividades dos filhos na rede social

Por Plox

17/09/2024 10h08 - Atualizado há cerca de 1 mês

A Meta anunciou nesta terça-feira (17) uma nova função para o Instagram, focada em usuários adolescentes, com o objetivo de aumentar a segurança e o controle sobre as atividades desses jovens. A criação das "Contas de Adolescentes" chega após diversas críticas e debates envolvendo o impacto da rede social na saúde mental de seus usuários.

Pixabay | Banco de imagens

Anúncio de Adam Mosseri

O diretor do Instagram, Adam Mosseri, apresentou as novas medidas, destacando a importância de garantir experiências mais seguras para adolescentes. “Estamos apresentando as Contas de Adolescentes para dar aos adolescentes proteções automáticas seguras e mais tranquilidade aos pais. Projetadas com base nas maiores preocupações dos pais, as contas de adolescentes vão aplicar automaticamente as nossas definições mais rigorosas sobre quem pode contactar os adolescentes e os conteúdos que veem. Adolescentes com menos de 16 anos não vão poder alterar estas definições para serem menos rigorosas sem a permissão dos pais”, afirmou Mosseri.

Medidas de proteção mais rígidas

As novas "Contas de Adolescentes" trarão regras automáticas que incluem configurações privadas por padrão e a limitação de quem pode enviar mensagens diretas para os adolescentes. Além disso, serão impostas restrições sobre o conteúdo que aparece nas áreas de Explorar e Reels, visando bloquear materiais sensíveis, como brigas e promoção de procedimentos estéticos.

Outras ferramentas incluem o recurso "Hidden Words", que automaticamente filtra palavras ofensivas de comentários e mensagens diretas. Adolescentes só poderão ser marcados ou mencionados por pessoas que já os seguem.

Supervisão parental

Os pais agora terão um papel mais ativo no controle das atividades de seus filhos na plataforma. Eles poderão aprovar ou negar alterações nas configurações de segurança mais restritivas e terão acesso a informações sobre com quem seus filhos estão interagindo na rede social. Outras opções incluem definir limites diários de tempo no aplicativo e bloquear o uso do Instagram em horários específicos, como durante a noite.

Verificação de idade

Para garantir que adolescentes não mintam sobre sua idade, o Instagram passará a solicitar verificações em mais partes do aplicativo. A Meta também está desenvolvendo tecnologias que possam identificar contas que aparentam ser de adolescentes, mesmo que utilizem datas de nascimento de adultos. O teste dessa tecnologia começará em 2025, nos Estados Unidos.

Implementação global

A Meta já iniciou o processo de transição para as novas contas, inscrevendo adolescentes nas novas configurações e notificando-os sobre as mudanças. Em 60 dias, a função estará disponível em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. A União Europeia receberá a ferramenta até o final de 2024, enquanto outros países deverão receber a atualização em 2025.

Além do Instagram, a Meta planeja expandir essa nova funcionalidade para outras plataformas, como WhatsApp e Facebook, no próximo ano.

Destaques