Uso de descongestionantes nasais em crianças pode levar à intoxicação e até coma

Excesso de remédios como Neosoro é responsável por grande número de internações infantis, alertam especialistas

Por Plox

17/09/2024 13h33 - Atualizado há cerca de 1 ano

O tempo quente e seco costuma agravar um problema muito comum em crianças: o nariz entupido. Embora o uso de descongestionantes nasais seja uma prática frequente para aliviar essa condição, especialistas advertem que o uso excessivo desses medicamentos, especialmente em crianças, pode causar sérios problemas de saúde, como intoxicações graves.

Foto: Freepik

Riscos associados ao uso de descongestionantes

As substâncias presentes em muitos descongestionantes, como nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina, são as principais responsáveis pelos riscos. Elas atuam reduzindo os vasos sanguíneos nas narinas, facilitando a respiração. Contudo, essas mesmas substâncias podem provocar efeitos adversos, como queda da pressão arterial, alterações nos batimentos cardíacos e até redução no fluxo de sangue para o cérebro. Além disso, o uso contínuo pode levar à dependência do medicamento.

Neosoro e o perigo para crianças

Um dos descongestionantes mais populares no mercado é o Neosoro, comumente utilizado para tratar resfriados, alergias e rinites. Apesar de seu preço acessível e venda sem necessidade de receita médica, ele não é seguro para o público infantil. A pediatra Mariella Morais alerta sobre os riscos desse medicamento: "As pessoas ainda usam o Neosoro para crianças com dificuldades respiratórias, mas ele não é indicado. Esse remédio é a principal causa de intoxicações nos prontos-socorros infantis."

A médica explica que os sintomas de intoxicação por Neosoro incluem bradicardia (batimentos cardíacos muito lentos), queda brusca de temperatura corporal, náuseas, vômitos e, nos casos mais graves, pode ocorrer coma. "Um medicamento barato, que custa cerca de R$ 4, pode provocar um dano enorme à saúde da criança," enfatiza.

Soluções mais seguras e recomendadas

Para evitar os riscos dos descongestionantes, a recomendação mais segura é o uso de soro fisiológico, que ajuda a desobstruir as vias respiratórias sem efeitos colaterais. A pediatra Mariella Morais reforça: "Orientamos usar apenas o cloreto de sódio 0,9% no nariz das crianças, especialmente em períodos de tempo seco. Também é importante manter o ambiente úmido."

Proibições e regulamentações da Anvisa

Em resposta aos riscos associados ao uso de descongestionantes em crianças, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de alguns medicamentos com nafazolina em sua fórmula. Em 2018, a Anvisa também determinou o recolhimento de diversos lotes de sprays nasais da marca Salsep, fabricados pela Libbs Farmacêutica Ltda., devido a problemas de qualidade que poderiam representar riscos à saúde.

A decisão de proibir e recolher esses lotes foi tomada após a identificação de desvios nas especificações de pH e odor dos produtos, medida que a própria fabricante solicitou voluntariamente à Anvisa.

Destaques