Dupla é presa em Campinas por esquema de placas de veículos ilegais
Prisões ocorreram em Campinas e Paulínia; investigação apontou fraude em sistema oficial de registro
Por Plox
17/09/2025 17h13 - Atualizado há cerca de 20 horas
A Polícia Civil prendeu, na terça-feira (16), dois homens acusados de participar de um esquema de fabricação irregular de placas de veículos do tipo Mercosul em Campinas (SP). A ação contou também com o apoio de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).

Durante a operação, os policiais apreenderam computadores, celulares, máquina de cartão, fitas utilizadas no processo e placas já produzidas de forma clandestina, algumas delas sem o código QR exigido por lei.
De acordo com o boletim de ocorrência, a produção acontecia em uma empresa localizada em Paulínia (SP), mas os registros eram feitos como se as placas tivessem sido confeccionadas por outra companhia sediada em Campinas.
Em Paulínia, um funcionário de 44 anos foi preso em flagrante e admitiu usar a senha de outra empresa para registrar os itens. Já em Campinas, o proprietário da empresa, de 29 anos, foi detido após a descoberta das placas irregulares.
Ao todo, 11 placas foram recolhidas pelos agentes. Os dois suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo e inserção de dados falsos em sistema de informação. Ambos devem passar por audiência de custódia.