Estudantes de Ipatinga apresentam documentários sobre nomes de escolas no Parque Ipanema
Filmes produzidos por oito escolas retratam nomes de instituições e identidade local; exibição será no dia 25 de setembro, com entrada gratuita
Por Plox
17/09/2025 13h09 - Atualizado há cerca de 21 horas
Documentários produzidos por estudantes de oito instituições de ensino de Ipatinga serão exibidos no dia 25 de setembro, a partir das 18h30, no Teatro de Arena do Parque Ipanema. A iniciativa integra as atividades de encerramento da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
O projeto, intitulado “De Onde Vem Nosso Nome? Patrimônio Toponímico e Identidade Escolar”, envolveu alunos das redes municipal, estadual e particular. Eles pesquisaram e refletiram sobre a origem e o significado dos nomes de suas escolas, promovendo o resgate da memória local e valorizando a identidade cultural de Ipatinga.

Durante o evento, os documentários serão apresentados ao público, seguidos por uma roda de conversa mediada pelo historiador e professor Sávio Tarso. Toda a programação é gratuita e aberta à população.
As escolas participantes são: Escola Municipal João Reis de Souza, Escola Municipal Maria da Conceição Pena Rocha, Escola Municipal Padre Bertollo, Escola Estadual Dom Helvécio, Escola Estadual Laura Xavier Santana, Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, Colégio São Francisco Xavier e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
Além da exibição dos filmes, a programação da Jornada inclui outros dois dias de atividades na Estação Memória Zeza Souto. No dia 23 de setembro, às 9h, o engenheiro civil Rafael Fernandes Castro (Infrater) ministrará a palestra “A Cultura do Nosso Povo e a Importância da Nossa Natureza: Um Olhar para o Futuro de Ipatinga”. Já no dia 24, às 18h30, Junio Fonseca, idealizador do projeto Olhares do Aço, apresenta a experiência audiovisual “Paisagem em Movimento: O Olhar Sobre Ipatinga”, com vídeos aéreos da cidade.