Golpistas usam nome de deputados para enganar vítimas com pedidos de Pix
Criminosos criavam perfis falsos em apps de mensagens com fotos de parlamentares; Polícia do DF cumpriu mandado e apreendeu celulares
Por Plox
17/09/2025 13h03 - Atualizado há cerca de 7 horas
Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) teve como alvo, nesta quarta-feira (17), um grupo suspeito de criar perfis falsos de deputados e ex-deputados com o objetivo de aplicar golpes financeiros pela internet.

Segundo as investigações, os criminosos utilizavam imagens e informações públicas dos parlamentares para montar contas falsas em aplicativos de mensagens. Com os perfis forjados, abordavam vítimas se passando por familiares em situações de emergência, como acidentes ou problemas de saúde, e pediam transferências imediatas via Pix.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares e outros materiais que serão encaminhados para perícia. Até o momento, a PCDF não divulgou os nomes dos parlamentares que tiveram suas imagens usadas indevidamente, nem o número de pessoas presas na ação.
A corporação apura a ocorrência de crimes como falsa identidade (artigo 307 do Código Penal), estelionato por meio de fraude eletrônica (artigo 171, §2º-A), além de possíveis infrações por lavagem de capitais e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.
O caso segue sob investigação.