Laudo confirma câncer de pele em Jair Bolsonaro
Ex-presidente teve duas lesões identificadas como carcinoma de células escamosas após retirada no último domingo
Por Plox
17/09/2025 14h30 - Atualizado há cerca de 5 horas
Na tarde desta quarta-feira (17), o médico Claudio Birolini, responsável pela equipe cirúrgica que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro, confirmou que exames realizados identificaram duas lesões compatíveis com câncer de pele.

“O que ele vai ter que fazer é ser avaliado periodicamente para ver se outras lesões apresentam suspeitas. Com relação a essas lesões, elas foram retiradas, mas pela característica da pele dele, por ter tomado sol sem proteção, é caso de avaliação periódica”
, explicou Birolini.
Apesar do diagnóstico, o ex-presidente não precisará de intervenções mais agressivas neste momento. O acompanhamento será focado na cicatrização e em consultas de rotina para monitorar possíveis novos sinais da doença.
O boletim médico divulgado nesta quarta-feira (17) informou ainda que Bolsonaro havia sido internado no Hospital DF Star, em Brasília, no dia anterior, após apresentar sintomas como vômitos, tontura, pressão baixa e pré-síncope. Com tratamento endovenoso e hidratação, houve melhora no quadro clínico e na função renal, permitindo que ele recebesse alta hospitalar.
Assinam o documento, além de Claudio Birolini, os médicos Leandro Echenique, cardiologista, Guilherme Meyer, diretor médico do hospital, e Allisson Barcelos Borges, diretor geral da unidade.
A equipe reforçou que o ex-presidente permanecerá em observação médica contínua, com reavaliações periódicas para prevenir complicações.