Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Médico é condenado por deixar pinça próxima ao coração de paciente

Erro ocorrido em cirurgia em Joinville resulta em indenização de R$ 20 mil.

18/10/2023 às 01:36 por Redação Plox

Uma cirurgia cardiovascular em Joinville, Santa Catarina, tornou-se centro de uma polêmica jurídica após um médico esquecer uma pinça, denominada "bulldog", na região próxima ao coração de uma paciente. Segundo informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) citadas por Itatiaia no Google Notícias, a cirurgia ocorreu em fevereiro de 2015. A paciente recebeu alta cinco dias após o procedimento, mesmo relatando dores.

Após o desconforto persistente, ela buscou um médico de confiança que, por meio de exames, identificou a pinça esquecida. Isso levou a paciente a se submeter a outra cirurgia para retirar o equipamento, que, após ser removido, cessou as dores.

Ação na Justiça e defesa do hospital Inconformada com a situação, a paciente acionou a Justiça. Em defesa, tanto o médico quanto o hospital afirmaram a complexidade do procedimento cirúrgico e ressaltaram que a paciente não os procurou após sentir as dores.

No entanto, um perito judicial, analisando o caso, declarou que o esquecimento da pinça "não pode ser considerado complicação inerente ao ato cirúrgico", sendo a principal causa das dores relatadas pela paciente.

A magistrada responsável pelo caso, em sua sentença, enfatizou o caráter grave do erro médico, qualificando-o como "grosseiro". Ela concluiu que o médico e o hospital deveriam indenizar a paciente em R$ 20 mil por danos morais. A decisão ainda pode ser objeto de recurso.

Compartilhar a notícia

Veja também
para você