CNPJ incluirá letras e números a partir de julho de 2026

Mudança valerá apenas para novos cadastros, sem impacto para empresas já registradas

Por Plox

17/10/2024 07h34 - Atualizado há 5 dias

A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a utilizar um formato alfanumérico, misturando letras e números. A Receita Federal anunciou a alteração por meio de uma instrução normativa publicada em 16 de outubro de 2024. A modificação afetará somente novos cadastros, enquanto os CNPJs já existentes permanecerão inalterados.

Segundo a Receita, a mudança é necessária para garantir a disponibilidade de novos números de identificação. O novo formato contará com 14 posições, sendo que as oito primeiras combinarão letras e números para identificar a raiz do CNPJ. As quatro posições seguintes, também alfanuméricas, indicarão a ordem do estabelecimento, e as duas últimas permanecerão numéricas, representando os dígitos verificadores.

Marcelo Casal Junior Agência Brasil

Os dígitos verificadores continuarão a ser numéricos, mas nos novos CNPJs, as letras e números utilizados serão convertidos em valores decimais conforme a tabela ASCII, subtraindo-se o valor 48. Por exemplo, a letra A terá valor 17, B será 18 e assim por diante.

Destaques