Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Superlua mais próxima do ano poderá ser vista nesta quinta-feira
Astro se destacará por seu brilho e tamanho ao alcançar o ponto mais próximo da Terra
17/10/2024 às 11:26por Redação Plox
17/10/2024 às 11:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta quinta-feira (17), será possível observar a superlua mais próxima da Terra em 2024, quando o satélite estará a aproximadamente 357.364 quilômetros do planeta.
Foto: Manoel Freitas/Divulgação
O fenômeno ocorre quando a Lua está em seu perigeu, a menor distância da Terra em sua órbita, fazendo com que o astro pareça maior e mais brilhante no céu noturno.
A Lua Cheia será visível em todo o mundo, desde que as condições climáticas permitam. Para uma melhor visualização, é recomendável estar em áreas afastadas da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.
Embora o termo "superlua" tenha sido popularizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, ele não é oficialmente reconhecido pela comunidade científica. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o fenômeno pode ocorrer de uma a seis vezes por ano, tanto na fase cheia quanto na nova, dependendo da posição da Lua em relação à Terra.
A primeira superlua de 2024 aconteceu em agosto, e a próxima, que será a última do ano, está prevista para 15 de novembro.
Ação de 2,5 mil agentes nos complexos do Alemão e da Penha resulta em dezenas de mortes e críticas a decisões do STF, renovando discussões sobre operações em comunidades
Ação de 2,5 mil agentes nos complexos do Alemão e da Penha resulta em dezenas de mortes e críticas a decisões do STF, renovando discussões sobre operações em comunidades