Brasil

veículos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Manutenção da suspensão oferece mais segurança em dias chuvosos

    Itens da suspensão, como amortecedores, molas, barra estabilizadora e pivôs, devem estar em boas condições para garantir a estabilidade e segurança do veículo.

    Por Plox

    17/11/2021 09h10 - Atualizado há mais de 2 anos

    Trafegar pelas vias requer sempre muita atenção dos motoristas, mas encarar o trânsito com chuva exige cuidado redobrado já que pistas escorregadias e menor visibilidade são fatores que podem ocasionar graves acidentes. “Condições climáticas adversas, como tempestades e até mesmo garoa, podem colocar em risco os ocupantes do veículo caso o condutor perca o controle do veículo. Por isso, é fundamental ficar sempre atento ao dirigir na chuva”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando que, além de saber agir neste tipo de situação, é essencial rodar sempre com a manutenção em dia do veículo, pois peças em mau estado também podem provocar acidentes, especialmente, em dias de chuva quando os componentes e sistemas do veículo são mais exigidos. 

    Foto: Divulgação

     

    Segundo Silva, um dos sistemas que devem estar em boas condições é o de suspensão, composto pelos amortecedores, molas, braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas. Responsável por absorver as irregularidades do solo e manter todas as rodas no chão, o sistema de suspensão também tem como função manter a estabilidade e conforto do veículo. “Quando alguma peça do sistema de suspensão está danificada pode comprometer o contato do veículo com a via”, ressalta.

     

    Outros itens do veículo também merecem atenção especial, como os pneus que não devem rodar carecas, limpadores de para-brisa que não podem estar ressecados para não comprometer a visibilidade e sistema de freios, entre outros.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]