Homenagem em cores: Zacarias eternizado em mural de Sete Lagoas

Obra de Drin Cortes celebra a trajetória do humorista em sua cidade natal

Por Plox

17/11/2023 11h38 - Atualizado há 6 meses

Sete Lagoas, cidade mineira localizada a 70 km de Belo Horizonte, ganhou um novo ponto de referência artística e cultural. No coração da cidade, um mural gigantesco honra Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias, membro do icônico grupo de humor "Os Trapalhões". A obra, localizada na lateral de um prédio residencial de sete andares na rua Lassance Cunha, uma das principais vias comerciais de Sete Lagoas, foi inaugurada no dia 10 de novembro.

 

Foto: Alan Junio/Prefeitura de Sete Lagoas

Trajetória de um Ícone do Humor 

A arte, criada pelo pintor Drin Cortes, formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, exibe Zacarias em diversos momentos de sua carreira. As imagens vão desde suas atuações no filme “Os Saltimbancos Trapalhões” até suas aparições na série televisiva “Os Trapalhões”, que era transmitida aos domingos pela TV Globo. Esta homenagem multidimensional traz à tona a memória de Zacarias, lembrando seu carisma e alegria que marcaram gerações de brasileiros.

 

De Vendedor de Sapatos a Estrela Nacional 

Zacarias, que nasceu em 18 de janeiro de 1934, teve uma trajetória singular antes de se tornar um dos humoristas mais queridos do Brasil. Iniciou sua carreira no rádio, aos 18 anos, na Rádio Cultura de Sete Lagoas, onde comandou o humorístico “Em Babozal é assim”. Antes da fama, trabalhou como vendedor de sapatos e em uma fábrica de café. Sua entrada na televisão se deu na TV Itacolomi, e sua ascensão continuou até se juntar ao grupo "Os Trapalhões" em 1974, por convite de Renato Aragão.

 

Legado e Reconhecimento

 Além de sua contribuição para a comédia e entretenimento nacional, Mauro Gonçalves também foi homenageado em diversas ocasiões. Recebeu prêmios por sua atuação na peça “A Dama do Camarote” e foi celebrado por Caetano Veloso na canção “Jeito de Corpo”. Zacarias faleceu em 18 de março de 1990, mas seu legado continua vivo, não só no coração dos fãs, mas também em espaços culturais e educacionais de Sete Lagoas, como o anfiteatro Mauro Faccio Gonçalves e a escola municipal que leva seu nome.

 

Homenagem Artística e Cultural 

O mural de Zacarias faz parte do Festival Nacional de Arte de Rua (Fenar), apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e pela prefeitura. A obra de Drin Cortes não só enaltece o humorista, mas também enriquece o patrimônio cultural de Sete Lagoas, celebrando um de seus filhos mais ilustres. Através dessa expressão artística, a memória de Zacarias permanece viva, inspirando novas gerações.

Destaques