Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Polêmica sobre cobrança por ar-condicionado em carros de aplicativo
Motoristas e empresas divergem sobre taxas adicionais pelo uso do ar-condicionado em corridas
17/11/2023 às 10:41por Redação Plox
17/11/2023 às 10:41
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Recentemente, imagens de placas em veículos de aplicativos solicitando uma taxa extra para o uso do ar-condicionado durante as corridas viralizaram nas redes sociais. Essa prática, motivada pela onda de calor no Brasil, gerou polêmica e levantou questões sobre as políticas das empresas de aplicativos de transporte quanto a essa cobrança.
Imagens dos recados viralizaram nas redes sociais REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
Posicionamento das Empresas A Uber, esclareceu que, embora o ar-condicionado seja um requisito para o cadastro dos automóveis na plataforma, os motoristas não são obrigados a ligá-lo durante as corridas. A empresa ressaltou que a temperatura do veículo e outros aspectos, como a escolha de rádio/música, devem ser acordados mutuamente entre motorista e passageiro, buscando o conforto de ambos. A Uber também enfatizou que não permite cobranças extras fora da plataforma, e que tais práticas podem levar à desativação da conta do motorista.
Da mesma forma, a 99 informou que a decisão de usar ou não o ar-condicionado deve ser acordada entre motorista e passageiro. A empresa enfatizou a importância do bom senso, respeito, empatia e gentileza para garantir uma experiência positiva para ambos. Além disso, a 99 incentiva que motoristas e passageiros avaliem a corrida e registrem qualquer intercorrência ou desconforto.
Perspectiva dos Motoristas Alguns motoristas se posicionaram sobre as críticas recebidas nas redes sociais. Eles justificam a cobrança adicional pelo uso do ar-condicionado, alegando que os valores recebidos pelas corridas são insuficientes para cobrir os custos adicionais de operação. Um motorista mencionou que aceita ligar o ar-condicionado se o passageiro pagar uma taxa extra de R$ 5, pois a remuneração da Uber não compensa os custos.
Para passageiros dispostos a pagar um valor adicional pelo conforto do ar-condicionado, sem violar as regras do aplicativo, uma alternativa sugerida é a utilização das opções de gorjeta disponibilizadas pelas plataformas.
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas