Preliminares no sexo: chave para satisfação e prazer, dizem especialistas

Pesquisas e sexólogos destacam a importância das carícias e do autoconhecimento para uma vida sexual mais gratificante

Por Plox

17/11/2023 08h25 - Atualizado há 6 meses

Uma pesquisa da Miess Sex Shop revela que 40,5% dos entrevistados consideram as preliminares como o momento de maior excitação sexual. Fernanda Viana, sexóloga e consultora em saúde e educação sexual, enfatizou em entrevista  a importância fisiológica dessas atividades para preparar o corpo da mulher para a penetração, sendo fundamentais para um sexo de qualidade.

 

Kaka Salomão, terapeuta sexual, explica que as preliminares se iniciam com pequenos gestos cotidianos, como um 'bom dia' ou demonstrações de cuidado e atenção ao parceiro. Allys Terayama, sexóloga, acrescenta que o prazer envolve a conquista e começa com a simples contemplação do desejo pela outra pessoa. Essas especialistas ressaltam a relevância do autoconhecimento e da exploração do próprio corpo para uma experiência sexual satisfatória.

 

Uma pesquisa da Durex Global Sex Survey, conduzida por Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, revelou que, apesar de os brasileiros serem ativos sexualmente, mais da metade se sente insatisfeita. Entre as causas, destacam-se relações sexuais rápidas e mecânicas, com pouco tempo para as preliminares e dificuldades para a mulher atingir o orgasmo. Allys Terayama comenta que muitas vezes o sexo se torna automatizado, perdendo a conexão e o interesse mútuo.

 

Os especialistas sugerem buscar novas formas de prazer, como a massagem tântrica ou a exploração de diferentes possibilidades oferecidas por sex shops, para reacender o interesse sexual e a satisfação na cama. A verbalização dos desejos e a experimentação são encorajadas como maneiras de descobrir e expressar preferências sexuais.

 

 


 

Destaques