Beleza na maturidade brilha no Miss e Mister Uati em Salvador

Concurso retoma tradição após cinco anos, promovendo autoestima e valorização da terceira idade

Por Plox

17/11/2024 15h36 - Atualizado há 4 dias

No último dia 13, o Teatro da Universidade, no Campus I da UNEB em Salvador, foi palco do concurso Miss e Mister Uati, promovido pelo Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). Com o objetivo de enaltecer a beleza e a autoestima na terceira idade, o evento reuniu 15 participantes com mais de 60 anos, além de estudantes, docentes e gestores.

Fotos: Danilo Cordeiro/Ascom

A importância do evento, segundo o coordenador
O coordenador do programa, Antonio Jorge, ressaltou a relevância do concurso como forma de superar barreiras e destacar a individualidade dos idosos. “A beleza da maturidade não é a beleza do estereotipo, é um conjunto de coisas que envolvem a história de vida de cada um. É um momento em que os idosas e os idosos vencem os desafios de subirem no palco, de se tornarem o centro das atenções”, afirmou.

Vencedores e histórias de superação
Na categoria Miss, Marly Santana foi a vencedora, celebrando a vitória com alegria e destacando as mudanças positivas proporcionadas pelo programa. “Nós tivemos um clima de fraternidade entre os colegas e foi muito bom. Eu sinto que desde que entrei na Uati eu me tornei mais extrovertida. Eu nunca fui tímida, mas sinto que agora eu fiquei abusada”, disse Marly, que participa do Uati há apenas um ano.

Já na categoria Mister, Jucy Afonso levou o título, emocionado pela conquista. “Estou na Uati há dois anos. Sinto que fiquei mais desinibido. Agradeço a minha filha que me trouxe. Ela disse que seria bom para minha estima e é assim que me sinto”, declarou.

Retorno após cinco anos e apoio institucional
O evento, que não acontecia há cinco anos, voltou com força total, apresentando um elenco diversificado. Na categoria Miss, participaram Alba Mary, Bárbara Maria, Dilza Maria, Erondina Miranda, Fecunda Ferreira, Iara Maria, Jailse Leal, Maria Auxiliadora, Maria de Lourdes, Mariluce Bandeira, Marly Santana e Neide da Cruz. Na categoria Mister, disputaram Antonio Gonçalves, Juci Afonso e Sílvio Souza.

A pró-reitora de Extensão da UNEB, Rosane Vieira, representando a reitora Adriana Marmori, enfatizou a importância do evento. “É uma iniciativa que pauta o quanto a estética não é supérfluo, que ela anda de mãos dadas com a ética e a política. Esse evento demonstra o compromisso da Universidade com o envelhecimento saudável, efetivo, afetivo e em coletividade”, afirmou.

Apresentações artísticas e engajamento coletivo
Além do desfile e da premiação, a noite contou com apresentações artísticas realizadas pelos próprios estudantes do programa, reforçando o clima de celebração e integração. O concurso teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, reafirmando o papel da universidade em promover ações que valorizam a terceira idade e fortalecem os laços comunitários.

Destaques