Empresas em Minas Gerais lideram contratações no Brasil para o próximo trimestre
Estado apresenta maior índice de expectativa de vagas, seguido por São Paulo e Paraná; pesquisa revela desafios de qualificação no mercado.
Por Plox
17/11/2024 15h49 - Atualizado há 4 dias
Minas Gerais é o estado com maior expectativa de contratações no Brasil para o quarto trimestre de 2024. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q4 2024, realizada pelo ManpowerGroup, 35% das empresas mineiras planejam aumentar suas equipes no período. Em seguida, destacam-se a cidade de São Paulo (32%), o estado de São Paulo (30%), o Paraná (26%) e o Rio de Janeiro (15%). Outras regiões do País somam 29% na expectativa de contratações.
O Brasil ocupa a quarta posição no ranking global de países que mais pretendem contratar, com 43% das empresas nacionais prevendo ampliar seus quadros nos próximos três meses.
Aumento da expectativa líquida de emprego no Brasil
A expectativa líquida de emprego, calculada subtraindo-se o percentual de empregadores que planejam reduzir sua equipe daqueles que pretendem contratar, alcançou 32% no Brasil. Este índice representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, quando era de 27%.
Escassez de talentos desafia empresas brasileiras
Apesar do otimismo, a falta de profissionais qualificados permanece como um obstáculo. Segundo Ana Guimarães, diretora de Operações do ManpowerGroup Brasil, 80% das empresas no País relatam dificuldades em encontrar profissionais com as competências necessárias.
“Por isso, é importante o investimento em programas de capacitação para desenvolvimento de hard e soft skills. O papel das empresas em meio aos desafios no mercado de trabalho é fundamental, seja para conquistar ou reter os melhores talentos”, afirmou Guimarães.
Setores com maior demanda no Brasil
Os segmentos com as maiores dificuldades de encontrar talentos também são os que mais se destacam na criação de novas vagas. Veja a expectativa de contratações em setores chave no Brasil:
- Energia & Serviços de Utilidade Pública: 40%
- Tecnologia da Informação (TI): 38%
- Transporte, Logística & Automotivo: 33%
- Finanças & Imobiliário: 32%
- Bens de Consumo & Serviços: 30%
- Indústria & Materiais: 30%
- Serviços de Comunicação: 29%
- Saúde & Ciências da Vida: 20%
Globalmente, o setor de TI lidera pelo oitavo trimestre consecutivo, com 35% de expectativa de contratações, seguido por Finanças & Imobiliário (32%) e Saúde & Ciências da Vida (26%).
Capacitação como solução estratégica
Os setores mais afetados pela escassez de talentos no Brasil incluem:
- Energia & Serviços de Utilidade Pública (90%)
- Saúde & Ciências da Vida (87%)
- Bens de Consumo & Serviços (83%)
- Indústria & Materiais (80%)
- Transporte, Logística & Automotivo (80%)
- Tecnologia da Informação (79%)
Investir em formação e qualificação profissional aparece como uma solução indispensável para superar os desafios e atender à crescente demanda no mercado de trabalho brasileiro.