Extra

VÍDEO: casal encontra escorpião-amarelo em rolo de papel higiênico

Perigoso Tityus serrulatus, identificado em banheiro de residência, mobiliza alerta de especialistas para riscos e prevenção no interior de SP

17/11/2025 às 10:53 por Redação Plox

Um casal de Registro, no interior de São Paulo, passou por um grande susto ao se deparar com um escorpião-amarelo dentro de um rolo de papel higiênico no banheiro de casa. O animal, identificado como Tityus serrulatus, é apontado por especialistas como o escorpião de picada mais potente do país



O animal foi encontrado dentro do rolo de papel higiênico.

Vídeo: Reprodução / Redes sociais.


Escorpiões encontrados em área residencial

O caso aconteceu no bairro Vila Alay José Corrêa, onde o casal acionou uma dedetizadora ao encontrar o primeiro escorpião adulto escondido no papel higiênico, que estava posicionado em um nicho no chão do banheiro. O engenheiro agrônomo Luís Augusto Saes, especializado em controle de pragas urbanas, foi chamado para realizar o serviço e relatou que, ao aplicar inseticida na residência, outros dois escorpiões adultos também apareceram, provenientes de batentes de madeira.

Como surgem esses animais nas moradias

De acordo com especialistas consultados, o escorpião-amarelo prefere ambientes úmidos e quentes, podendo invadir residências por meio da rede de esgoto ou vindo de áreas de mata próximas. Embora não seja comum encontrar esse animal circulando dentro de casas, o descuido com estruturas facilita o acesso. Ralos, rachaduras em paredes, buracos em muros e acúmulo de entulho estão entre os abrigos ideais para a proliferação da espécie.

Perigo e prevenção: o escorpião-amarelo

A picada do escorpião-amarelo é considerada a mais perigosa entre todas as espécies no Brasil. Seu veneno pode levar à morte, pois provoca efeitos em todo o corpo, não apenas no local da ferroada. O animal, no entanto, não ataca humanos de maneira deliberada, agindo apenas em defesa.


Para evitar acidentes, especialistas recomendam atenção ao vestir roupas ou calçar sapatos e sempre checar antes o interior desses itens. Também reforçam que, caso um escorpião seja localizado, jamais se deve tentar capturá-lo com as mãos desprotegidas.

Fábio Lopes Se encontrar esse animal, nunca pegue ele. Se for pegá-lo, colocar em um vidro para levar em algum núcleo de zoonoses ou alguma coisa assim. Nunca pegue pelo tórax, pegue com uma pinça longa pelo aguilhão [cauda] dele, que aí ele não consegue picar

Características da espécie

Segundo o Instituto Butantan, o escorpião-amarelo tem as pernas e a cauda de coloração amarelo-clara, tronco escuro e pode chegar até sete centímetros de comprimento. Esta espécie está amplamente distribuída pelo Brasil, exceto em alguns estados da região Norte. Há ainda uma curiosidade: a reprodução do escorpião-amarelo é partenogenética, o que significa que as fêmeas conseguem gerar descendentes sem a necessidade de acasalamento com machos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a