Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Após temporal no RS, moradores de Porto Alegre ficam 15 horas sem luz
Vendaval derrubou árvores e postes, bloqueou vias e prejudicou trânsito na capital e região metropolitana do RS.
17/11/2025 às 10:37por Redação Plox
17/11/2025 às 10:37
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O forte temporal acompanhado de vendaval que atingiu o Rio Grande do Sul deixou diversas regiões de Porto Alegre sem energia elétrica desde o último domingo (16/11). Em alguns bairros da capital, a população enfrenta mais de 15 horas de interrupção no serviço.
Conforme informado pela MetSul, em Porto Alegre, os ventos atingiram 96 km/h, resultando em interrupções no fornecimento de energia
Foto: Reprodução/Redes Sociais. MetSul
Alerta da Defesa Civil e impacto do vento
Antes da chegada da tempestade, a Defesa Civil do RS emitiu um alerta laranja para possíveis instabilidades meteorológicas que poderiam alcançar o Nordeste e o Litoral Norte do estado, destacando previsão de chuva, ventos intensos e descargas elétricas.
Segundo a CEEE Grupo Equatorial Energia, a velocidade do vento em Porto Alegre chegou a 96 km/h, de acordo com medição da MetSul. Diversos pontos da cidade foram afetados pela falta de energia, o que motivou reclamações dos moradores.
Na manhã desta segunda-feira (17), a CEEE Equatorial informa que está atuando para atender aos casos de falta de energia provocados pela chuva e pelos ventos fortes que atingiram a área de concessão da companhia no domingo (16). De acordo com a MetSul, em Porto Alegre, a velocidade do vento chegou a 96 km/h
CEEE Equatorial
A concessionária afirmou ainda que “os casos estão sendo tratados com prioridade” e orientou clientes que permanecerem sem luz a entrarem em contato pelos canais de atendimento.
Outras áreas atingidas no estado
A CPFL RGE, responsável pela distribuição de energia elétrica em grande parte do Rio Grande do Sul, também registrou ocorrências relacionadas ao temporal. Equipes da empresa trabalham para restabelecer o serviço nas regiões Norte, Vale do Taquari e Canoas, mas ainda não foi divulgada uma previsão de normalização.
A CPFL RGE informa que o temporal deste domingo atingiu a rede elétrica de sua área de concessão, causando interrupções em pontos das regiões Norte, Vale do Taquari e de Canoas. As equipes seguem totalmente mobilizadas no atendimento às ocorrências para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível
CPFL RGE
Bairros seguem sem energia em Porto Alegre
No bairro Vila Jardim, na zona norte da capital, moradores relatam estar sem energia desde as 19h do domingo. No Parque Santa Fé, também há relatos de prolongada interrupção do serviço. Situação semelhante ocorre nos bairros Aberta dos Morros e Cristal, localizados na zona sul.
Para casos de falta de energia, a orientação é acionar os canais de atendimento da CEEE Equatorial: Central de Atendimento (0800 721 2333), WhatsApp/Clara ((51) 3382 5500) ou Agência Virtual (www.ceee.equatorialenergia.com.br).
Destruição altera trânsito e bloqueia vias
O temporal resultou em queda de árvores, galhos e postes em diferentes ruas da cidade. Alguns pontos sofreram bloqueio total, enquanto outros operam com bloqueio parcial. Confira os locais mais impactados:
Bloqueios totais:
Rua Dezessete de Junho x Rua Baronesa do Gravataí: queda de galhos
Rua Senador Tarso Dutra, 861: queda de árvore
Rua Primeiro de Janeiro, 150: árvore cortada obstruindo a via
Rua Saicã, 230: queda de árvore
Rua Frei Henrique de Coimbra x Rua Bispo Sardinha: queda de árvore
Rua São Nicolau x Rua Brino: queda de árvore
Rua Ganzo, 207: queda de árvore
Rua Darcy Pereira Pozzi x Estrada do Chapéu do Sol: árvore caída bloqueando a via
Rua Alegrete, 149: árvore caída sobre veículo
Bloqueios parciais:
Travessa Jornal do Brasil x Rua José Honorato dos Santos: queda de árvore
Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1.179: queda de árvore
Avenida Ipiranga x Av. Princesa Isabel: queda de árvore
Rua João Caetano, 497: queda de árvore
Rua Eng. José Maria de Carvalho, 115: queda de árvore
Rua Santa Cecília, 1.427: galhos e fiação sobre veículo
Rua Felizardo Furtado, 424: queda de árvore
Estrada Costa Gama, 2.592: galho de grande porte caído
Rua Celestino Bertoluci, 400: poste inclinado para a via
Semáforos fora de operação prejudicam mobilidade
A queda de energia também comprometeu o funcionamento de semáforos importantes de Porto Alegre, prejudicando a circulação e aumentando o risco de acidentes em grandes cruzamentos.
Semáforos fora de operação:
Rua Sebastião Leão x Rua General Lima e Silva
Rua Luiz Afonso x Rua General Lima e Silva
Rua General Lima e Silva x Rua República
Rua Marechal Andrea x Rua 14 de Julho
Avenida Ipiranga: acesso ao Hospital São Lucas (PUCRS)
Avenida Protásio Alves x Rua Ala
Rua Guilherme Alves x Rua Itaboraí
Avenida Ipiranga x Avenida Dr. Salvador França
Avenida Princesa Isabel x Rua Santana
Rua Cel. Lucas de Oliveira x Rua Tito Lívio Zambecari
Rua Guadalajara x Rua Alberto Pasqualini
Avenida Farrapos, 4.521 x Rua Professor Sarmento Barata
Rua Alberto Pasqualini x Avenida Ten. Ary Tarrago
Semáforos em amarelo piscante:
Cristiano Fischer x Protásio Alves
Estrada João de Oliveira Remião x Talita da Cunha Chaves (Parada 10)
Rua Mariante x Rua Liberdade
Os órgãos responsáveis seguem mobilizados para normalizar serviços e garantir segurança à população afetada pelo temporal. Informações relatadas pelo portal Metrópoles.
Acórdão do julgamento rejeita recursos de Bolsonaro e seis aliados por tentativa de golpe e determina início do prazo para cumprir penas; relator poderá manter ou determinar novas prisões.
Acórdão do julgamento rejeita recursos de Bolsonaro e seis aliados por tentativa de golpe e determina início do prazo para cumprir penas; relator poderá manter ou determinar novas prisões.